Amanhã, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), juntamente com demais órgãos de segurança do Estado, vão iniciar os trabalhos da “Operação Verão 2022”. O objetivo é garantir maior tranquilidade e entretenimento seguro aos veranistas que se deslocam para aproveitar as férias escolares em diversas localidades do Estado. Ao todo, 8.708 agentes públicos farão o reforço da segurança em70 municípios paraenses.
As atividades e estratégias de policiamento integrado coordenadas pela Segup vão ocorrer ao longo dos cinco finais de semana do mês de julho, com 260 viaturas, entre veículos de quatro rodas e motocicletas, três aeronaves e três embarcações, que serão utilizadas pelas equipes para dar maior efetividade nas ações em áreas de praias e balneários, localizados nos distritos de Outeiro e Mosqueiro, e nos municípios de Vigia, Colares, Curuçá, Marapanim, Marudá, Salinópolis, entre outros.
Pará preservou mais de mil vidas este ano reduzindo crimes
Em Salinas e Mosqueiro, a Segup vai contar com o apoio do Centro Integrado de Comando e Controle. As bases são equipadas com salas de monitoração por meio de câmeras de vídeo instaladas em pontos estratégicos dessas localidades. Na praia do Atalaia, além das câmeras, será feito o ordenamento de trânsito de veículos na faixa de areia organizado por “bandeirolas”, que vão se estender por mais de 800 metros.
Para garantir ainda a segurança dentro da capital e demais municípios da Grande Belém, a Polícia Militar vai deflagrar a “Operação Visibilidade”, reforçando o policiamento em pontos estratégicos. Durante as ações, o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), também vai atuar com seu efetivo reforçado, trabalhando a educação e orientando condutores como forma de prevenir acidentes.
Com um efetivo de 577 militares, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) também vai estar presente nos 70 municípios cobertos pela Operação Verão 2022, disponibilizando equipes de guarda-vidas em praias e balneários para fiscalizar banhistas e garantir a segurança nas águas. Os bombeiros também vão fazer a distribuição de pulseiras de identificação para crianças nas principais praias do Estado.
Belém se torna a capital mais segura do Norte e Nordeste
Pensando nesse maior fluxo de demandas, o Centro Integrado de Operações (Ciop) também reforça seu efetivo e garante o serviço de atendimento de urgência e emergência dos chamados abertos pela população, tanto na capital quanto no interior. As ocorrências serão recebidas pelo número 190, e despachadas por meio do sistema de radiocomunicação para as guarnições em campo.
“As novidades deste ano são a integração com a participação da Defensoria Pública, Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público, que terão serviços sendo oferecidos no Centro Único de Controle de Salinas, assim como atendimentos, de imediato, das eventuais ocorrências que vierem e poderão ser atendidas nos nossos Centros de Comandos”, enfatizou o titular da Segup, Ualame Machado.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar