Nesta segunda-feira (23), as cidades de Belterra e Curuá, no Oeste do Pará, tiveram a 'situação de emergência' reconhecida pelo governo do Estado, em virtude dos danos causados pelas fortes chuvas que atingem a região. Mais de 5 mil pessoas foram atingidas pelo fenômeno natural no município. Entre as ações, está o decreto de situação de emergência para agilizar assistência às famílias atingidas.
As chuvas intensas dos últimos dias têm causado muitos prejuízos à população, além de afetar a infraestrutura da cidade em todas as regiões.
Governo decreta estado de emergência no nordeste do Pará
O prefeito Jociclélio Castro Macedo, de Belterra, destacou que várias famílias estão sendo afetadas com as chuvas, e as estradas que dão acesso a sede do munícipio foram prejudicadas com as enxurradas.
"A partir do reconhecimento pelo Estado da situação de emergência, a Defesa Civil do município aguarda a resposta da Defesa Civil Nacional. A prefeitura vai poderá solicitar apoio do Governo Federal para questões emergenciais, além do auxílio complementar para socorro e assistência à população', disse.
Em Curuá, dezenas de famílias também foram afetadas pelas chuvas. O decreto assinado pelo prefeito Givanildo Picanço, mostra que em virtude do alagamento provocada pelo rio Curuá, dezenas de comunidades ribeirinhas ficaram submersas e foram prejudicadas.
Com a subida do nível dos rios, ribeirinhas ficam vulneráveis à ação das correntezas. Na área de terra firme, estradas, ramais e vicinais estão intrafegáveis e algumas pontes apresentam danos estruturais, que têm resultado em grandes transtornos e prejuízos para dezenas de comunidades.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar