A Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) deste ano foi lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas (17) em todo o Brasil. Com o tema “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor” e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”, extraído da carta de São Paulo aos Efésios, capítulo 2, versículo 14, a ação propõe que as pessoas possam estar mais abertas para ouvir umas às outras, mesmo diante de opiniões divergentes.
Missa de cinzas tem formato diferente devido à pandemia. Confira os horários!
A apresentação em Belém, na Cúria Metropolitana, foi feita pelo bispo auxiliar da arquidiocese de Belém, Antônio de Assis Ribeiro, e o coordenador da pastoral, cônego Silvio Trindade.
A CFE é proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em conjunto com as demais Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), de forma ecumênica, como parte da preparação para a caminhada para celebrar a Páscoa.
O articulador de pastorais da CNBB Regional Norte 2, Victor Paiva, explica que a Campanha tem procurado sempre apresentar temas atuais.
“Ela vem sendo usada como instrumento de convenção, realizada pela Igreja no Brasil a nível nacional desde 1964, por isso sempre traz temas que fazem os fiéis pensarem a fé nos dias de hoje”, explica.
“Este ano, vamos falar da fraternidade do diálogo, porque para cuidar é preciso dialogar. Esse diálogo é compromisso, compromisso de amor”, ressalta.
A Campanha da Fraternidade também é o momento para reunir recursos para o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que busca promover a sustentação da Ação Social da Igreja Católica no Brasil. O Fundo é utilizado para financiar empreendimentos locais e ambientalmente sustentáveis, fomentando o desenvolvimento comunitário com base nas necessidades, práticas e culturas locais.
Este ano, assim como o lançamento da campanha nacional ocorre de forma virtual, a Coleta que arrecada recursos para serem utilizados pelo FNS, também será diferente.
“Ela ocorre comumente no Domingo de Ramos, mas este ano por conta da pandemia, será feita de forma virtual. Os fiéis que desejarem poderão fazer suas doações por meio do site doe.cnbb.org.br”, ressalta Paiva.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar