Principal via de acesso ao Parque Estadual do Utinga, local conhecido pela prática do ciclismo, a avenida João Paulo II, no trecho que compreende o bairro do Curió-Utinga, em Belém, não reserva espaço adequado para o trânsito das bicicletas. Mesmo após três meses de obras, a partir da avenida Dr. Freitas, a ciclovia existente na João Paulo II simplesmente acaba e deixa os ciclistas sem ter por onde circular em segurança.
Habituado a transitar pelo local de bicicleta, o barbeiro Rafael Lacoste, 35 anos, aponta que a rotina no local fica prejudicada pela falta de um espaço que dê mais segurança aos ciclistas. Com um fluxo grande de ciclistas circulando, muitos são obrigados a transitar pelo meio fio, com os carros e ônibus passando muito próximos pela pista de rolamento.
“Aqui sempre foi complicado. Com certeza deveriam ter previsto uma ciclovia para esse perímetro porque muita gente circula por aqui de bicicleta”, considera. “O jeito é circular com cuidado, tendo que desviar dos carros”.
CIRCULAÇÃO
A preocupação com os demais veículos que circulam pela via também é constante na rotina do editor de vídeo e cinegrafista Diego das Neves, 28 anos. Ele conta que costuma frequentar o Parque do Utinga para praticar trilhas de bicicleta e, inevitavelmente, precisa circular pela avenida João Paulo II. “Fica complicado porque a gente acaba tendo que circular no meio dos carros. Muita gente circula por aqui de bicicleta, mas não pensaram em continuar a ciclovia”, considerou. “Com certeza a ciclovia faz muita falta aqui”.
- Covid: Abaeté tem 60 casos dos 82 confirmados no boletim deste domingo (27)
- Band/RBA TV apresenta documentário sobre a vida de Maradona
Após três meses de obras de micro e macrodrenagem, o trecho da João Paulo II que compreende o bairro do Curió-Utinga foi liberado para o tráfego de veículos no último dia 17. De acordo com nota oficial da Prefeitura Municipal de Belém, a obra teve investimento de R$4,1 milhões.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) disse que o projeto da obra do trecho da avenida João Paulo II, entregue no último dia 17, previu a intervenção específica para solucionar o problema dealagamento na área.
Ciclovia
Após três meses de obras, a ausência de ciclovia na avenida João Paulo II, no Curió-Utinga, preocupa ciclistas que trafegam pelo local.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar