O Bloco Império Romano, tradicional de Belém, cancelou o tradicional desfile oficial que ocorre todos os anos no dia 25 de dezembro, em alusão ao 1º grito de Carnaval. O comunicado foi feito nesta quinta-feira (17), nas redes sociais.
Após Belém e Salinas, Prefeitura proíbe realização de festas em Algodoal
"Prezando a saúde da população, juntamente com o triste momento de perdas e pandemia o Império Romano informa a todos seus brincantes e participantes, que não realizará seu desfile oficial no dia 25. Feliz Natal. Fé e esperança a todos", dizia o anúncio.
TRADIÇÃO
O bloco este ano, celebraria seus 50 anos de alegria. O arrastão carnavalesco e natalino é acompanhado pela bateria de uma escola de samba, que anima os brincantes com muita marchinha de carnaval.
Tradicional bloco Império Romano faz o primeiro grito carnavalesco de Belém
Os foliões saem com fantasias de soldados ou cidadãos romanos, uma alusão a como o Natal era festejado pelos romanos antes da chamada era Cristã. O arrastão carnavalesco mostra a tradição pagã, quando os romanos celebravam, no mesmo 25 de dezembro, quando havia o solstício de inverno (a noite mais longa do hemisfério Norte) e, na sequência o “nascimento” do deus persa Mitra, que representava a luz, e a festa era marcada por banquetes que tinham a participação de pessoas de todas as classes sociais. Isso tudo pelo menos sete mil anos antes do nascimento de Jesus.
Veja imagens do bloco Império Romano
A brincadeira começou com um grupo de amigos que tinha entre 15 e 16 anos e costumava se reunir numa lanchonete na avenida Senador Lemos, até que um belo dia um deles deu a ideia de montar um bloco apenas para se divertir entre os amigos. Assim como o bloco foi improvisado, as fantasias também abusavam da criatividade.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar