plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
RECONHECIMENTO

Hospital Galileu mantém certificação que reconhece padrões internacionais de qualidade e segurança

Com a certificação, a unidade se mantém entre os hospitais do Brasil reconhecidos por atingirem padrões internacionais de qualidade

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Hospital Galileu mantém certificação que reconhece padrões internacionais de qualidade e segurança camera Divulgação

Após passar por uma rigorosa auditoria, o Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, manteve a certificação Nível 3 - Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Com a certificação, a unidade se mantém entre os hospitais do Brasil reconhecidos por atingirem padrões internacionais de qualidade e segurança assistencial dedicados aos pacientes.

O Hospital Galileu passou por auditoria entre os dias 21 e 22 de setembro, realizado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini, associada a ONA.

A entidade avaliou a qualidade e eficácia dos 1.482 processos internos do HPEG, atestando a qualidade de gestão da unidade, que pertence ao Governo do Estado e sendo gerenciada pela Pró-Saúde.

Laís Mitiko, coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), detalha que o hospital conta com um rigoroso controle interno para avaliação dos procedimentos. “Realizamos auditorias periódicas entre os setores e intensificamos os processos administrativos e assistenciais de cada equipe”, ressalta.

A Certificação

A ONA é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões de qualidade e segurança em saúde no país, sendo a mais respeitada entidade avaliadora do setor no Brasil.

A organização é associada à ISQua, sigla em inglês para a Sociedade Internacional de Qualidade e Cuidados na Saúde. Atua ao lado de instituições presentes em diferentes países, como Estados Unidos, França e Canadá

A metodologia da ONA acredita as unidades de saúde em diferentes níveis. O intuito é auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.

São três os níveis de abrangência: Nível 1 - Acreditado; Nível 2 - Acreditado Pleno e Nível 3 - Acreditado com Excelência.

De acordo com o diretor Hospitalar Rodrigo Fauth, a certificação ONA é estratégica porque compara a unidade com as melhores práticas do país no setor hospitalar.

“Trabalhamos intensamente e fazemos uso das ferramentas de gestão para alcançarmos todas as certificações que garantam a qualidade dos serviços prestados à população. Além disso, praticamos o desenvolvimento contínuo na capacitação de nossos profissionais para avançarmos cada vez mais na melhoria dos resultados”, ressalta.

Projetos que fazem a diferença

Entre os projetos do HPEG avaliados durante a auditoria, a Gameterapia foi um dos destaques. A iniciativa pioneira no Brasil possibilita a reabilitação de pacientes por meio de jogos eletrônicos, que simulam partidas de futebol, tênis e surfe.

O Curso de Cuidador de Idosos também foi destaque por realizar a capacitação de profissionais e interatividade com a comunidade vizinha do hospital. O curso é oferecido gratuitamente para pessoas de baixa renda e que buscam por uma oportunidade no mercado de trabalho. Desde o início do projeto, em 2017, mais de 260 pessoas já foram capacitadas.

Com um conteúdo ministrado por profissionais da unidade, como psicólogos, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos, a ideia do curso é a formação de um profissional completo com conhecimentos sobre ética, direitos do idoso, acessibilidade, prevenção de quedas e outros.

Desde a sua inauguração, em 2014, o HPEG vem conquistando premiações e certificações importantes no Brasil. Em agosto de 2019, a unidade conquistou, pela primeira vez, a certificação Nível 3 - Acreditado com Excelência, da ONA.

Antes de alcançar o reconhecimento máximo, o Hospital Galileu já havia recebido outras duas certificações ONA 1, em 2016 e ONA 2, em 2018.

Pertencente e mantido pelo Governo do Estado do Pará, o Hospital Galileu é gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas de gestão de serviços hospitalares do país — contratada pelo Estado para realizar a gestão plena da unidade

Outras unidades gerenciadas pela Pró-Saúde no Pará também já conquistaram as certificações pela ONA. São elas: Hospital Oncológico Infantil, em Belém, Hospital Regional do Baixo Amazonas, na região de Santarém e o Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira.

Em Ananindeua, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência conquistou, recentemente, a certificação ONA 2 - Acreditado Pleno.

Atuação durante a pandemia: 145 vidas salvas

Referência e retaguarda em ortopedia desde 2014, o Hospital Galileu enfrentou neste ano um grande desafio entre os meses de abril e junho. A unidade atendeu, exclusivamente, pacientes com o novo coronavírus (Covid-19). Durante 49 dias, 145 pacientes tiveram a saúde restaurada e voltaram para o convívio dos familiares.

Durante o período, toda a equipe assistencial esteve envolvida no cuidado ao paciente, seguindo todas as normas e protocolos exigidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), além da garantia de segurança de todos os profissionais atuantes

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Pará

    Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias