plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
VOYAGER 2

Nasa detecta sonda perdida a 19 bilhões de km da Terra

A Agência Espacial dos Estados Unidos havia pedido o contato com a sonda há cerca de duas semanas, por isso, a Voyager 2 era considerada "perdida" pelos cientistas.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Nasa detecta sonda perdida a 19 bilhões de km da Terra camera A sonda Voyager 2 foi lançada em 1977 com o objetivo de explorar planetas externos | Divulgação/ Nasa

Cientistas da Nasa alcançaram êxito em restabelecer a comunicação plena com a sonda espacial Voyager 2, situada a uma grande distância, através de um evento que eles chamaram de "grito interestelar". Este acontecimento endireitou a orientação da antena e foi informada pela agência espacial dos Estados Unidos na sexta-feira (4).

VEJA TAMBÉM:

Sonda espacial da Nasa coleta partículas na coroa do sol

A agência espacial havia perdido o contato da sonda há cerca de duas semanas, devido um comando errado que causou leve inclinação no eixo da antena (cerca de 2 graus para longe da Terra) e comprometeu a capacidade de enviar e receber sinais.

Lançada em 1977 com o objetivo de explorar planetas externos, a Voyager 2 agora se encontra a mais de 19,9 bilhões de quilômetros da Terra, além dos limites do Sistema Solar.

Originalmente, não se esperava restabelecer a comunicação plena com a sonda antes de 15 de outubro, quando estava programada uma manobra automatizada de realinhamento. No entanto, na terça-feira (1º), engenheiros conseguiram auxílio de diversos observatórios terrestres, integrantes da Rede de Espaço Profundo (DSN, em inglês), para detectar um sinal fraco, porém crucial, da Voyager 2, como se fosse um "batimento cardíaco".

O Laboratório de Propulsão a Jato da NASA (JPL), responsável pela construção e operação da sonda, informou que alcançou sucesso em suas extensas tentativas para enviar instruções que corrigiram o posicionamento da nave.

O laboratório informou que as instalações da Rede de Espaço Profundo, localizadas em Camberra, Austrália, emitiram o que eles chamaram de um "grito interestelar". A diretora do projeto Voyager, Suzanne Dodd, explicou que a Rede de Espaço Profundo usou o transmissor mais potente disponível para enviar a ordem e programou o envio durante as condições ideais de rastreamento da antena, visando maximizar a possível recepção da ordem pela sonda espacial.

A sonda iniciou a transmissão dos dados científicos e de telemetria às 12h29 no horário da costa leste dos Estados Unidos em 4 de agosto (ou às 11h29 no horário de Brasília). O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa garantiu que ela está operando normalmente e que permanece em sua trajetória esperada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Mundo Notícias

    Leia mais notícias de Mundo Notícias. Clique aqui!

    Últimas Notícias