Neste 10 de julho é comemorado o Dia Mundial da Pizza! Considerada uma iguaria global, o alimento possui sabores diversos e características próprias em cada parte do planeta, mas é também uma unanimidade quando se fala em prato perfeito para dividir entre os amigos e familiares.
Na região amazônica não é diferente. Por esta razão, o DOL foi atrás de uma receita bastante especial de uma pizza com sabor único, feita a partir de ingredientes regionais e que você certamente vai ficar com vontade de experimentar e se deliciar.
Veja também:
Aprenda a fazer camafeu de açaí, doce do MasterChef Brasil
Veja 5 dicas rápidas para caprichar no churrasco de domingo
A pizza foi criada por Leonardo Mello, proprietário e pizzaiolo chef na Di Mare Pizzeria, um restaurante especializado na harmonização de ingredientes da gastronomia italiana, amazônica e brasileira em Belém.
O paraense decidiu criar a pizza "Pororoca" com base nos conhecimentos que adquiriu ao trabalhar em um navio de cruzeiros, onde teve a oportunidade de experimentar culinárias, ingredientes e sabores em várias partes do mundo.
Após concluir os estudos em uma das mais renomadas escolas italianas para formação de pizzaiolos, Leonardo deu início ao processo de criação de sua pizzaria e dos sabores das pizzas, feitas no estilo clássico Napoletano – de Nápoles, na Itália – de preparo das massas.
Como não podia deixar suas raízes amazônicas de lado, ele idealizou o sabor regional da pizza "Pororoca" com ingredientes típicos como camarão, jambu, tucupiry (tucupi com catupiry), mozzarela de búfala e castanha do Pará, além do açaí na composição da massa.
Confira a receita da pizza "Pororoca", feita com massa de açaí:
INGREDIENTES
Massa:
- 1kg de farinha de trigo tipo 00 italiana
- 70g de açaí em pó
- 600 ml de água
- 1g de fermento biológico seco ou 3g de fermento biológico fresco
- 25g de sal
Recheio:
Para o Pesto
- 3 maços de jambu
- 100 gramas de castanha do Pará
- 250-400 ml de azeite de oliva extra virgem.
- sal a gosto
- 600 gramas de Mussarela de Búfala
- 600 gramas de Camarão rosa descascado
Para o Tucupiry
- 120ml de redução de tucupi
- 600 gramas de requeijão culinário
- 40 a 50 flores de jambu curtidas no Tucupi
Preparo da massa:
- Dissolva o fermento na água e misture o sal à farinha. Em seguida adicione a farinha à água, aos poucos, até que tudo fique homogêneo. Sove por 20 a 25 minutos. Deixe a massa descansar por 1h30 em temperatura ambiente.
- Depois, faça bolas com aproximadamente 290 gramas de massa pronta. As acondicione em temperatura de 3 a 4°C por no mínimo 48 horas. Retire da geladeira de 2 a 3 horas antes do preparo final
Preparo do pesto:
Lave bem o jambu em água corrente e deixe secar. Em seguida o coloque em um processador, juntamente com a castanha do Pará e o azeite. Bata tudo até obter uma mistura homogênea.
Preparo do recheio:
- Corte a mussarela em cubos e reserve. Limpe bem o camarão e salteie em uma frigideira bem quente com um fio de azeite. Reserve. Ferva as flores de jambu por 2 minutos no Tucupi e reserve.
Preparo do tucupiry:
- Misture o tucupi ao requeijão culinário e reserve.
MONTAGEM
- Abra a massa, preferencialmente com as mãos, empurrando o ar da fermentação em direção às bordas. Adicione o pesto na base, cubra com mussarela de búfala e leve ao forno (convencional por 10 a 12 minutos na temperatura máxima) (napoletano - 90 segundos )
- Em seguida, disponha os camarões salteados, o tucupiry e finalize com as flores de jambu.
Pronto! A pizza "Pororoca" está finalizada e agora basta se deliciar com este delicioso sabor!
DI MARE PIZZERIA
O empreendimento, que possui mais de dois anos de funcionamento na travessa Benjamin Constant, no bairro do Reduto, está em pleno processo de expansão, com a futura abertura de uma nova unidade no bairro do Umarizal. No cardápio “navegando pelos sete mares”, há 20 opções de pizza, entre doces e salgadas, com variações veganas e ovolactovegetarianas.
Elas são divididas em três categorias: Tradizionale (Vera Pizza Napolletana), Speciale (Releituras) e Di Mare (Pizzas Autorais). E vão desde sabores simples até os “exóticos”, como calabresa com mel fermentado de cupuaçu, a “Mar Negro” (com massa de carvão vegetal ativado), e a “Pororoca” (com massa de açaí, jambu, ‘tucupiry’, camarão e mozzarela de búfala).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar