plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
OPORTUNIDADE

Estágio: confira como fazer um bom currículo

O currículo deve conter também as informações pessoais

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Estágio: confira como fazer um bom currículo camera FOTO: Octavio Cardoso

Os primeiros meses do ano são sempre uma boa oportunidade para aqueles estudantes que estão em busca de experiência profissional, por meio das vagas de estágio. Mas para que consiga vivenciar o universo em suas áreas escolhidas é necessário fazer uma boa apresentação do seu currículo. O DIÁRIO conversou com o supervisor do Centro de Integração Empresa Escola no Pará (CIEE/PA), Luiz Cláudio, que destacou algumas dicas que vão facilitar uma possível contratação.

O supervisor esclarece que o instituto do estágio é um ato educativo, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa a preparação para o trabalho produtivo do estudante. “Não perdendo de vista que o aluno é pouco experiente e por vezes tem no estágio a sua primeira oportunidade de conhecer o mundo organizacional, a fase da elaboração do currículo é muito importante para chamar a atenção dos recrutadores”.

Nessa construção, segundo o entrevistado, é preciso ter clareza e objetivo da vaga de estágio desejada. “Uma gramática correta no texto também é imprescindível pois, em muitas seleções o mau uso da língua portuguesa é o primeiro critério eliminatório. O currículo deve conter também as informações pessoais, principalmente os dados de telefone e endereço eletrônico atualizados”.

As experiências profissionais e/ou de atividades de estágio anteriores, acadêmicas e habilidades também são cruciais. “Aqui vale uma dica: experiências com voluntariado são muito bem vistas pelos recrutadores, pois tais experiências possibilitam ao candidato desenvolver valores e princípios como trabalho em equipe, disciplina, responsabilidade e engajamento”, adianta.

Quer mais notícias sobre emprego? Acesse nosso canal no WhatsApp!

FERRAMENTAS

De acordo com Luiz, é comum, dependendo da área, a prática em ferramentas ser um requisito. “Para um estágio em contabilidade, por exemplo, é comum que tenha como pré-requisito uma prática básica em Excel. Ou, no caso de estágio em design, prática em ferramentas como Photoshop. Não é porque o aluno ainda não tenha uma formação completa ou experiência no mundo organizacional, que ele deva negligenciar a possibilidade de adquirir competências, técnicas, atitudinais e comportamentais”, reforça.

Colocar valor da bolsa-auxílio pretendida pelo candidato no currículo pode ser considerado um exagero, alerta o supervisor. “Vincular um valor que queira receber de bolsa-auxílio deve ser evitado, haja vista que, por padrão, as empresas que desenvolvem o programa de estágio costumam ter suas políticas sobre o tema já definida”, lembra.

Por fim, Luiz ressalta ainda que os candidatos podem contar com as plataformas digitais para concorrer às vagas, como é o caso do endereço eletrônico do CIEE (portal.ciee.org.br), onde o aluno pode realizar o seu cadastro e ter acesso ao painel de vagas que estão disponíveis.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cursos & Empregos

    Leia mais notícias de Cursos & Empregos. Clique aqui!

    Últimas Notícias