
No coração da fé paraense, o Círio de Nazaré vai muito além das cordas, promessas e procissões. Ele se constrói, ano após ano, com a participação de milhares de pessoas que, em diferentes papéis, se dedicam a homenagear Nossa Senhora de Nazaré. E, entre essas mãos que ajudam a mover a fé, estão também as dos mais jovens. Estudantes de escolas públicas e privadas, que desde cedo são convidados a viver a experiência do Círio de forma ativa e transformadora.
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) realiza nesta quinta-feira (28), às 19h, no Auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré, o tradicional sorteio das escolas que vão participar da condução dos Carros de Promessas no Círio 2025. Neste ano, 25 instituições de ensino fundamental e médio concorrem à oportunidade de integrar seus alunos a uma das partes mais emocionantes da grande procissão da padroeira dos paraenses.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Itens marianos invadem o centro comercial de Belém
- Berlinda de Nazaré passará por completa restauração em 2025
- Contagem regressiva para o Círio 2025. Veja!
Responsáveis por acompanhar os Carros de Promessas ao longo do trajeto do Círio, os estudantes assumem uma missão de fé e compromisso, ajudando os romeiros que cumprem suas promessas. “A partir das 4h da manhã, os carros começam a ser posicionados na Avenida Presidente Vargas, e os alunos das escolas já estão a postos, esperando o momento da passagem da procissão. É uma entrega emocionante, que conecta os jovens à espiritualidade do Círio”, explica Mário Tuma, diretor de procissões da festividade.
As escolas sorteadas terão um novo encontro com a DFN no dia 20 de setembro, às 15h, na Casa de Plácido. Nesse momento, os alunos selecionados participarão de uma formação preparatória, essencial para alinhar orientações e responsabilidades no grande dia.
Desde 2021, o conjunto de carros que compõe o Círio conta com 14 unidades, após a inclusão do Carro da Saúde. Desses, nove ficam sob responsabilidade das escolas. Os demais são conduzidos por outros grupos: os quatro Carros dos Anjos ficam a cargo da Catequese da Basílica Santuário e a Barca da Guarda Mirim é coordenada pela própria Guarda de Nazaré.
Além da tradicional Berlinda, que conduz a imagem peregrina de Nossa Senhora, integram o conjunto os seguintes carros: Carro de Plácido, Barca da Guarda Mirim, Barca Nova, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos, Carro Dom Fuas, Carro da Sagrada Família e Carro da Saúde.
A participação dos jovens, além de representar uma oportunidade de vivência e fé, é um dos pilares da renovação do Círio — perpetuando tradições e cultivando desde cedo o sentimento de devoção e pertencimento à maior celebração religiosa do Norte do Brasil.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar