Os fiéis aguardaram o ano todo por este momento e será dada a largada para a maratona de procissões do Círio de Nazaré 2024, em um momento especial que irá colorir as ruas de Belém.
Na noite desta quarta-feira (09), inicia a primeira romaria oficial da quadra nazarena: o Traslado dos Carros, que serão utilizados na procissão do próximo domingo (13), quando dois milhões de romeiros vão às ruas para saudar Nossa Senhora de Nazaré.
Assista ao início da romaria:
Devotos se reúnem em frente à Basílica Santuário de Nazaré para conduzir os 14 carros rumo ao Porto Futuro, pois os galpões da Companhia Docas do Pará (CDP) estão em obras. Desde o ano passado, a imagem peregrina é conduzida em um "carro berlinda", ao som de músicas católicas e orações.
Quer saber mais notícias do Círio? Acesse o canal do DOL no WhatsApp
O percurso da procissão consiste em: Avenida Nazaré, Travessa 14 de Março, Rua Antônio Barreto, Doca de Souza Franco e Marechal Hermes até o Porto Futuro.
A Cruz Vermelha Brasileira-Pará atua na primeira romaria do Círio 2024 com 100 voluntários.
TRÂNSITO
Nas ruas em que a romaria passar, haverá um bloqueio parcial da via. Nisso, agentes do Detran e da Semob irão orientar motoristas para desviar o caminho e seguir o destino. O motorista deve evitar a Doca, pois além da romaria, o trecho também está em obras.
HISTÓRIA
O Traslado dos carros começou com a Guarda de Nazaré levando os carros na sexta-feira que antecede ao Círio para os galpões da CDP. Por conta do Traslado para Ananindeua, o evento passou a ser realizado na quarta-feira, com a presença de esposas, filhos e parentes dos guardas.
A cada ano, os fiéis começaram a entrar na romaria para ajudar a levar os carros do Círio. Somente em 2023, o evento passou a ser Romaria Oficial, com a presença da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que é conduzida em um carro-berlinda.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar