plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2026

Meta admite "falhas" que prejudicaram Lula e beneficiaram Flávio Bolsonaro

Mensagens internas de funcionários mencionam restrições a anúncios do petista e recomendações indevidas de perfis do senador no Instagram e WhatsApp

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Meta admite "falhas" que prejudicaram Lula e beneficiaram Flávio Bolsonaro camera Funcionários da Meta reconheceram a limitação e alertaram para possíveis consequências jurídicas. | Reprodução

Mensagens internas da Meta revelaram que funcionários da empresa reconheceram falhas que prejudicaram a divulgação de conteúdos de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e permitiram a recomendação indevida de perfis ligados a Flávio Bolsonaro (PL), ambos candidatos à Presidência da República nas eleições de 2026.

Obtidos e divulgados com exclusividade pela Folha de S.Paulo, as mensagens apontam problemas no Instagram e no WhatsApp, plataformas submetidas às regras eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Conteúdos relacionados:

Um dos registros faz referência ao episódio do dia 9 de outubro, em que a conta oficial de Lula ficou quase 24 horas impedida de impulsionar publicações do feed do Instagram. Segundo a campanha petista, cerca de 1,3 milhão de pessoas deixaram de visualizar anúncios nesse dia.

Nas mensagens interna, funcionários da Meta reconheceram a limitação e alertaram para possíveis consequências jurídicas. Inicialmente atribuído a uma falha no gerenciador de anúncios, o problema foi classificada internamente como grave e urgente. Engenheiros nos Estados Unidos foram acionados, mas demoraram horas para solucionar o caso.

A empresa relacionou ainda o episódio a uma interrupção global do dia 7 de outubro, que teria afetado mais de 3 mil contas. Entretanto, essa falha durou cerca de cinco horas, enquanto a restrição a Lula ocorreu dois dias depois e persistiu por quase 24 horas. Na interrupção do dia 7, a campanha de Flávio também enfrentou dificuldades com anúncios.

Ainda no início de outubro, outra falha envolveu as sugestões de busca do Instagram, em que o perfil de Flávio aparecia nas recomendações, enquanto o de Lula não era exibido nem com o nome completo. Funcionários reconheceram que a recomendação do senador era indevida. No WhatsApp, a busca por “Exército do Lula” mostrava canais ligados a Lula, Flávio e ao PT.

Segundo as regras eleitorais, é proíbido recomendações algorítmicas de perfis e canais de candidatos, que devem aparecer somente quando os nomes exatos são pesquisados.

Quer receber notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Outros episódios foi registrado no dia 23 de setembro, quando as contas de Lula e Flávio ficaram impedidas de anunciar por cerca de uma hora, após um erro apontar atividade suspeita.

Houve ainda reclamações de políticos de esquerda após a ordem de Kassio Nunes Marques para retirar do ar o canal Exército do Lula, de André Janones, posteriormente reativado. Contudo, os registros não comprovam interferência deliberada da Meta.

Diante da situação, a Meta negou favorecimento político e afirmou que os episódios tiveram causas distintas, incluindo falhas globais, erros específicos e aplicação das regras eleitorais igualmente a todas as candidaturas.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!