plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
ECONOMIA

Combustíveis terão novos valores de referência em outubro

Confaz atualizou o PMPF, usado pelos estados para calcular o ICMS; valores não representam necessariamente os preços cobrados nos postos

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Combustíveis terão novos valores de referência em outubro camera Preços estabelecidos pelo Confaz passam a valer nacionalmente como referência a partir do primeiro dia de outubro e são utilizados pelos estados e pelo Distrito Federal nos procedimentos relacionados à tributação dos combustíveis. | Arquivo/Ag. Brasil

A partir de 1º de outubro, os estados e o Distrito Federal passarão a utilizar novos valores de referência para o cálculo do ICMS incidente sobre combustíveis. A atualização do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final (PMPF) foi publicada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25/09).

De acordo com as autoridades, o PMPF funciona como uma referência fiscal para o cálculo do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre determinados combustíveis.

Conteúdos relacionados:

Ainda segundo as autoridades, os valores são informados pelas próprias unidades da Federação e utilizados para definir a base de incidência do tributo nas operações com esses produtos.

Entre os produtos incluídos na atualização estão o querosene de aviação (QAV), o etanol combustível (AEHC), o gás natural veicular (GNV), o gás natural industrial (GNI) e o óleo combustível.

Apesar da atualização, as autoridades reforçam que os valores não representa uma mudança automática nos preços cobrados dos consumidores. O PMPF é um parâmetro utilizado para fins tributários e não corresponde necessariamente ao valor encontrado nas bombas dos postos, que pode variar conforme as condições de mercado e de comercialização de cada região.

Quer receber notícias direto no celular? Acesse nosso canal no WhatsApp!

A atualização ocorre após mudanças recentes no mercado de combustíveis. Em setembro, o governo federal já havia alterado a tributação da gasolina e do etanol, enquanto a Petrobras manteve a gasolina A em R$ 3,05 por litro para as distribuidoras.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!