O aplicativo e o site do Meu INSS ficaram fora do ar na manhã desta quarta-feira (21), em mais um episódio de instabilidade do sistema. A falha marca o terceiro dia consecutivo de problemas que impedem milhões de brasileiros de acessar serviços previdenciários.
Mais de 100 notificações de erro foram registradas até as 10h desta quarta-feira no Downdetector, plataforma que monitora falhas em serviços digitais. Os usuários relataram principalmente três tipos de problema: erros no aplicativo móvel, falhas no site e impossibilidade de fazer login nas plataformas.
Leia também
- Bolsa Família teve mudança nas regras de saque? Confira!
- INSS libera extrato com reajuste e isenção do Imposto de Renda
Segundo os relatos, tanto o aplicativo quanto o site simplesmente não abrem, o que impede o acesso a serviços essenciais como consulta de benefícios e margem para empréstimos consignados.
Quer receber mais notícias do Brasil e do mundo? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
A Dataprev, empresa responsável pela tecnologia do INSS, divulgou nota com explicações sobre a instabilidade. A companhia confirmou que um aumento atípico no volume de acessos causou a sobrecarga do sistema.
Os números mostram a dimensão do problema:
- Segunda-feira (19): 10,6 milhões de acessos, alta de 202,9% em relação à média de 3,5 milhões;
- Terça-feira (20): 10,8 milhões de acessos, crescimento de 208,6%;
- Quarta-feira (21): 5,9 milhões de acessos até 13h, aumento de 68,6%.
Três fatores explicam a alta demanda
A Dataprev atribui o crescimento explosivo de acessos a uma combinação de situações. O aumento do salário mínimo em janeiro de 2026 fez muitos segurados consultarem a margem disponível para empréstimos consignados.
Além disso, mais pessoas precisaram desbloquear empréstimos após a folha de pagamento. Desde novembro de 2025, esse processo exige cadastro de biometria, o que aumentou o tempo e o volume de acessos ao sistema.
O terceiro fator foi o anúncio de uma manutenção programada. Muitos usuários tentaram resolver pendências antes da indisponibilidade dos sistemas entre 28 e 30 de janeiro.
Equipes técnicas trabalham para normalizar serviços
A Dataprev informou que adotou medidas emergenciais para conter os problemas. A redistribuição do tráfego permitiu a emissão de mais de 864 mil extratos de benefícios na segunda-feira e acima de 1 milhão na terça-feira.
Apesar dos esforços, o sistema continuou instável nesta quarta-feira. Os serviços do Meu INSS e da Central 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até 31 de janeiro para manutenção.
INSS faz mutirões para compensar fechamento
O INSS organiza mutirões de atendimento neste fim de semana, dias 24 e 25 de janeiro, em diversas cidades brasileiras. A iniciativa visa antecipar os atendimentos marcados para os dias 28, 29 e 30, quando as agências estarão fechadas.
O instituto justifica a suspensão temporária como necessária para a modernização tecnológica da Dataprev.
Quem tem atendimento agendado para esses três dias pode consultar a nova data pelo aplicativo ou pela Central 135.
O órgão garante o reencaixe para segurados que preferirem ser atendidos em dias úteis. A medida busca evitar prejuízos aos beneficiários durante o período de atualização dos sistemas.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar