Diante da longa espera enfrentada por segurados em todo o país, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) decidiu reformular estratégias internas para tornar mais ágil a análise de benefícios. As mudanças buscam atacar diretamente os gargalos que impactam milhões de brasileiros.
O Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) passou por atualizações importantes com foco na redução do tempo de tramitação dos processos. Entre as principais medidas está a unificação nacional da fila, permitindo que servidores de regiões com maior capacidade de resposta auxiliem na análise de pedidos acumulados em locais com maior demora.
CONTEÚDO RELACIONADO
- INSS: aposentados precisarão deste documento para receber benefícios
- Veja quanto será o desconto do INSS no seu salário em 2026
Segundo dados do Relatório da Fila, divulgado em outubro de 2025, o prazo médio para concessão de benefícios caiu para 35 dias, após ter registrado média de 64 dias no início do ano passado. “Quase 80% da fila está concentrada em poucos tipos de benefícios, e é neles que vamos focar nossos esforços”, afirmou o presidente do INSS.
De acordo com a presidência do Instituto, a prioridade será dada a benefícios com maior volume de requerimentos, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os benefícios por incapacidade, que concentram a maior parte da demanda represada.
Programa e controle
Instituído pela Lei nº 15.201/2025, o PGB tem como finalidade acelerar revisões e análises por meio do pagamento de incentivos a peritos e servidores que atuam além de sua carga regular. O modelo, conhecido como Pagamento Extraordinário do Programa de Gerenciamento de Benefícios (PEPGB), também foi ajustado.
As mudanças incluem limites diários de produção, critérios mais rigorosos de participação e mecanismos de controle de qualidade, visando garantir celeridade sem prejuízo à análise técnica.
Quer saber mais de Brasil? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Além disso, após um crescimento de 23% no número de novos pedidos em 2025, o INSS criou um comitê estratégico para acompanhar continuamente a evolução da fila, avaliar resultados e propor novas soluções para reduzir o tempo de espera dos segurados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar