A rotina de um dos bairros mais movimentados da zona leste de São Paulo foi abruptamente interrompida após uma explosão que abalou quadras inteiras no Tatuapé na noite de ontem. Entre sirenes, clarões e moradores em pânico, a Defesa Civil passou a madrugada avaliando os estragos e decidiu interditar 21 imóveis nas imediações do acidente, que deixou uma pessoa morta e ao menos dez feridas.
De acordo com o órgão, as edificações interditadas - entre casas e estabelecimentos comerciais - apresentaram diversos danos estruturais. A residência mais distante a sofrer interdição está a cerca de 150 metros do ponto da explosão, o que demonstra a força do impacto. As primeiras avaliações foram realizadas por equipes da Subprefeitura da Mooca, mas nova vistoria poderá ampliar esse número.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Explosão de fogos de artifícios deixa ao menos 2 feridos
- Três ciclones devem ‘varrer’ esses 6 estados até o fim do mês
- Azeite adulterado: 25 marcas têm lotes proibidos pela Anvisa
Entre os danos identificados estão destelhamentos, forros arrancados, rachaduras e muros destruídos. As casas mais próximas do local onde tudo ocorreu foram as mais afetadas. Moradores que tiveram suas residências interditadas precisaram deixar o local às pressas e foram acolhidos por familiares. Ainda não há estimativa de quantas pessoas ficaram desalojadas.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
IMÓVEL COMPLETAMENTE DESTRUÍDO
O imóvel onde ocorreu a explosão, localizado na rua Francisco Bueno, número 79, ficou totalmente destruído. Logo após o estrondo, um incêndio tomou a estrutura, aumentando o risco para quem estava por perto.
A explosão aconteceu por volta das 19h08 e interrompeu o trânsito na região. Imagens de câmeras de segurança divulgadas nas redes sociais mostram veículos freando de maneira brusca segundos antes de um forte clarão, seguido de destroços arremessados pela rua. Um motociclista chegou a cair após ser atingido pelo impacto.
RISCO DE NOVAS EXPLOSÕES
Além da vítima fatal, pelo menos dez pessoas ficaram feridas. Quatro delas foram encaminhadas para hospitais da região. Outras seis sofreram ferimentos leves, foram atendidas pelas equipes de resgate e liberadas em seguida.
A Polícia Militar mantém o local isolado devido ao risco de novas explosões. Autoridades informaram que ainda podem existir artefatos explosivos no interior do imóvel totalmente destruído. A vizinhança mais próxima, por precaução, ainda não pode retornar para casa.
Detritos da explosão chegaram até um posto de gasolina nas proximidades, atingindo carros e partes da estrutura. A causa do acidente ainda é desconhecida, e a perícia deve determinar a origem do incêndio e do material que provocou o estrondo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar