
Em um país no qual o Pix já se tornou parte da rotina - do cafezinho na esquina ao pagamento do aluguel -, o Banco Central dá mais um passo rumo à automatização financeira. A partir desta segunda-feira (13), entra em vigor o Pix Automático, uma nova funcionalidade que promete simplificar a vida de quem não quer mais se preocupar com boletos e vencimentos.
O novo recurso permite que o usuário autorize pagamentos recorrentes de forma automática pelo aplicativo do banco. Contas de luz, água, internet, mensalidades escolares, academias e até seguros poderão ser pagos sem necessidade de confirmação manual a cada mês. A autorização, no entanto, é feita apenas uma vez e o cliente ainda pode definir regras, como limite de valor por transação, uso do cheque especial e notificações de agendamento.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Alckmin abre Pré-COP em Brasília antes da COP30 em Belém
- Ninguém acerta dezenas e Mega-Sena acumula para R$ 33 milhões
- Anvisa proíbe venda de produtos à base de alucinógenos
COMO ATIVAR O PIX AUTOMÁTICO
De acordo com o Banco Central, a ativação pode ser feita pelo internet banking ou diretamente pelo aplicativo da instituição financeira. "É possível estabelecer um valor máximo para cada pagamento, utilizar cheque especial caso não exista saldo suficiente no momento da cobrança, e escolher receber (ou não) as notificações de agendamento dos pagamentos", explica o órgão.
Quer mais notícias nacionais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
Empresas que desejam oferecer o serviço devem procurar o gerente da conta ou comparecer presencialmente à agência. Depois da configuração, o banco agenda o pagamento e notifica o cliente, que pode conferir tudo antes que o valor seja debitado. No dia programado, o sistema executa o Pix automaticamente.
FUNCIONALIDADE É GRATUITA
Segundo o Banco Central, o Pix Automático é gratuito para pessoas físicas, mas pode ter custo reduzido para empresas. Ainda assim, menor do que o débito automático tradicional. Microempreendedores Individuais (MEIs) também poderão aderir ao serviço, desde que o CNPJ tenha mais de seis meses de existência, por questões de segurança.
A grande vantagem para o mercado é a universalização do serviço: diferentemente do débito tradicional, o Pix Automático permite que empresas recebam de clientes de qualquer banco, sem precisar de convênios específicos. Além disso, os pagamentos podem ser processados 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive em feriados.
CANCELAMENTO IMEDIATO
O cancelamento é simples e imediato, embora agendamentos programados para o mesmo dia sejam mantidos. Entre os benefícios destacados pelo BC estão a redução da inadimplência, a inclusão financeira e a maior comodidade para o consumidor.
A segurança também foi reforçada. Em caso de cobranças indevidas, o cliente poderá acionar o Mecanismo Especial de Devolução (MED). "A devolução será obrigatória para o banco do cliente nos casos em que houver qualquer erro do banco", afirma o Banco Central.
Com mais de 76% dos brasileiros utilizando o Pix, segundo pesquisa do próprio BC, a chegada do Pix Automático marca uma nova fase no sistema de pagamentos instantâneos do país, em meio a tendência de digitalização que vem transformando o relacionamento dos brasileiros com o dinheiro.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar