
O mês de setembro, que inclui o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21), começa com a feira online Inclui PcD, que oferece 7 mil vagas de emprego para pessoas com deficiência (PCD). O evento ocorrerá nos dias 2 e 3 de setembro e contará com palestras e painéis sobre diversidade e inclusão.
Participam do mutirão virtual empresas como Ambev, CSN, Grupo Boticário, L’Oréal, Mercedes Benz do Brasil, Stone, SulAmérica e Vivo. O acesso à plataforma é gratuito, mediante inscrição no site do evento.
A iniciativa é promovida pela Egalite, empresa especializada em inclusão de PCDs no mercado de trabalho. As vagas disponíveis abrangem diferentes áreas, cargos e regiões do país. Ao se inscrever, os candidatos podem se cadastrar nas seguintes categorias:
- Deficiência auditiva
- Deficiência física
- Deficiência intelectual
- Deficiência psicossocial
- Deficiência visual
- Transtorno do espectro autista (TEA)
- Reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Conteúdo relacionado:
De acordo com o Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem cerca de 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 7,3% da população com 2 anos ou mais. O levantamento também indicou que 2,4 milhões de pessoas receberam diagnóstico de TEA, equivalente a 1,2% da população.
A Lei 8.213/91 reserva vagas para PCDs em empresas com ao menos 100 funcionários. Pesquisa do IBGE de 2022 mostrou que a taxa de ocupação das pessoas com deficiência é de 26,6%, enquanto a de pessoas sem deficiência é de 60,7%. Entre os PCDs ocupados, 55% trabalham na informalidade, contra 38,7% entre pessoas sem deficiência.
Quer mais notícias do Brasil? acesse o nosso canal no WhatsApp
A Inclui PcD chega à sexta edição anual com o objetivo de reduzir essas desigualdades no mercado de trabalho. Nas cinco edições anteriores, foram oferecidas 35 mil vagas.
Guilherme Braga, diretor executivo da Egalite, afirmou que a inclusão de PCDs beneficia as empresas, promovendo diversidade e inovação. “Ter uma força de trabalho que reflete melhor a sociedade ajuda a empresa a solucionar problemas e atender clientes de forma mais criativa e inovadora”, explicou.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar