plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
FONTES DE RENDA

CNPq autoriza bolsistas a terem outras fontes de renda com novas regras

Portaria publicada no Diário Oficial da União flexibiliza restrições, mas mantém proibição de acúmulo de bolsas de diferentes agências de fomento

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia CNPq autoriza bolsistas a terem outras fontes de renda com novas regras camera Com a mudança, pesquisadores poderão complementar a bolsa com outras fontes de renda | Reprodução

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) publicou na quinta-feira (21), no Diário Oficial da União (DOU), uma portaria que flexibiliza as regras sobre a possibilidade de bolsistas exercerem atividades remuneradas. Até então, a prática era proibida, salvo em casos de autorização prévia.

Com a mudança, pesquisadores poderão complementar a bolsa com outras fontes de renda, desde que haja comprovação de concordância do orientador do curso de pós-graduação.

A medida aproxima o CNPq das regras já adotadas por outras instituições de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). No caso da Fapesp, o acúmulo de bolsa com atividade remunerada é permitido desde 2004.

Conteúdo relacionado:

Apesar da flexibilização, continua proibido acumular bolsas concedidas por diferentes agências de fomento públicas, incluindo programas de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Quer mais notícias do Pará? Acesse o nosso canal no WhatsApp

Para o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), Vinicius Soares, a decisão representa um avanço. Segundo ele, a portaria regulariza situações já existentes e garante maior segurança para estudantes.

"O vínculo empregatício já acontecia. Muitos pós-graduandos já trabalhavam. E, em outra frente, permite que bolsistas possam acumular bolsas de assistência estudantil, especialmente as fornecidas nas universidades", afirmou.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias