
O Ministério da Agricultura e Pecuária anunciou, na sexta-feira (16), a confirmação do primeiro caso de gripe aviária em uma granja de aves comerciais no Brasil. Essa notícia acende um alerta no setor avícola, mas o ministério enfatiza que não há motivos para preocupação em relação ao consumo de carne de frango, já que a transmissão da doença através do consumo não ocorre.
Além disso, é importante ressaltar que a infecção por influenza aviária em seres humanos é considerada um evento raro. O Ministério da Saúde esclarece que as aves infectadas podem espalhar o vírus por meio de secreções presentes na saliva, mucosas e fezes.
Leia também
Entenda a transmissão da gripe aviária
A transmissão do vírus ocorre principalmente de duas maneiras: pelo contato direto com aves contaminadas, onde o indivíduo pode inalar partículas virais presentes no ar, ou pelo toque em superfícies contaminadas, seguido do contato com olhos, boca ou nariz. A influenza aviária se torna mais preocupante quando há interação desprotegida com aves afetadas, especialmente sem o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como luvas e máscaras.
Diante desse cenário, as autoridades sanitárias reiteram a importância de seguir as recomendações de segurança para evitar a propagação do vírus e proteger a saúde pública.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar