Ao adquirir um veículo, recebemos um manual de instruções com orientações essenciais para o uso seguro. Ainda que a leitura não seja seu hábito, é crucial dedicar um tempo para compreender essas recomendações, que podem salvar vidas.
Montadoras alertam sobre práticas a serem evitadas dentro do carro em movimento, pois algumas ações aparentemente inofensivas podem resultar em graves lesões ou até mesmo fatalidades.
A seguir, confira quatro hábitos perigosos que você deve evitar.
Conteúdos relacionados:
- Você sabe como eliminar mau cheiro do carro? Veja dicas
- Quer comprar o primeiro carro? Veja dicas importantes!
1. Colocar os pés no painel
Embora comum, esse hábito pode ser fatal. Em caso de colisão, a força de um airbag acionado pode causar fraturas severas nas pernas. Manuais, como o do Volkswagen Nivus, alertam para nunca obstruir a área de deflagração dos airbags, que são demarcadas pela palavra "airbag".
“Manter sempre os pés na área para os pés durante a condução. Nunca colocar os pés, por exemplo, sobre o assento ou sobre o painel de instrumentos e nunca mantê-los para fora do veículo. Do contrário, o airbag e o cinto de segurança podem não proteger, aumentando o risco de ferimentos em um acidente", informa o manual do Volkswagen Nivus.
2. Reclinar demais o encosto com cinto afivelado
Reclinar o banco excessivamente, especialmente com o cinto afivelado, pode ser mortal em caso de acidente. A história do jogador de futebol Dener, que faleceu devido a essa prática, serve de alerta. Manuais, como o do Hyundai HB20, recomendam manter o encosto em uma posição adequada para garantir a eficiência do cinto e dos airbags.
Quer saber mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp
Os manuais alertam sobre o uso correto do cinto de segurança. "Nunca inclinar o encosto do banco muito para trás", ensina o manual do Nivus.
"Nunca viaje com um encosto reclinado quando o veículo estiver em movimento", faz coro o livreto que acompanha o Hyundai HB20
3. Cadeirinha no banco da frente com airbag ativo
O transporte de crianças menores de dez anos no banco da frente é proibido, a menos que o veículo tenha apenas dois assentos e o airbag seja desativado. A força do airbag pode causar lesões fatais em crianças. Manuais como o do Honda Fit enfatizam a importância de desativar o airbag ao usar cadeirinhas voltadas para trás no banco da frente.
"Não coloque um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco equipado com airbag. Se for inevitável a instalação de um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco do passageiro dianteiro, você deve desativar manualmente o sistema de airbag do passageiro dianteiro, usando a chave", informa o manual do Honda Fit.
4. Tirar o pé do freio ao acionar o ABS
O sistema ABS, obrigatório desde 2014, evita o travamento das rodas em frenagens bruscas. Ao sentir a vibração característica do ABS, muitos motoristas tendem a aliviar o pé do freio, o que compromete a eficácia do sistema. Manuais, como o do Honda Fit, orientam manter uma pressão firme no pedal.
"Você nunca deverá bombear o pedal do freio. Deixe o ABS trabalhar por você, mantendo uma pressão firme e constante no pedal", ensina o manual do Fit.
"O sistema ABS quando ativado provoca vibrações. Essas vibrações são normais e ao senti-las, prossiga normalmente com o procedimento de frenagem. Não alivie a pressão no pedal caso sinta vibração, a menos que tenha a intenção de reduzir ou mesmo abortar a frenagem", complementa o livreto
Esses hábitos simples podem fazer toda a diferença entre a segurança e o risco ao volante. Adote práticas seguras e preserve a vida.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar