plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
ALERTA

Brasil investiga quarto caso suspeito de varíola dos macacos

Já são 23 países que confirmaram 333 casos de varíola dos macacos em humanos.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Brasil investiga quarto caso suspeito de varíola dos macacos camera Apesar das investigações em curso, não há confirmação oficial da doença no Brasil | (crédito: Divulgação)

Gripe aviária, Covid-19, e agora varíola dos macacos, nem bem o país se recuperou e agora está surgindo outro vírus, o motivo ainda é um mistério. Mas, diante de tudo isso, surge um alerta para que a população se prepare para o que vier.

O Brasil investiga até esta terça-feira (31) quatro casos suspeitos de varíola dos macacos. Um paciente de 16 anos, morador de Porto Quijarro, na Bolívia, que está internado e isolado em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, é quarta pessoa a apresentar algum sintoma da doença no País.

Apesar das investigações em curso, não há confirmação oficial da doença no Brasil. Além do caso suspeito no Centro-Oeste, há duas pessoas monitoradas na região Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e uma no Nordeste (Ceará).

Relacionados

Brasil já tem três casos suspeitos de varíola do macaco

Fake news sobre varíola dos macacos se espalham na web

Segundo o Ministério da Saúde, 23 países já confirmaram 333 casos de varíola dos macacos em humanos.

O caso do Ceará é de um morador de Fortaleza que apresentava sintomas similares aos da doença: febre, fadiga, dor de cabeça, dores musculares. Em Santa Catarina, o caso suspeito é de uma mulher que apresentava também erupções cutâneas. E no Rio Grande do Sul, o paciente voltou de uma viagem de Porto em Portugal.

SOBRE A DOENÇA

A varíola dos macacos é uma zoonose viral, isto é, uma doença infecciosa que passa de animais para humanos, causada pelo vírus de mesmo nome (varíola dos macacos). Este vírus é membro da família de Orthopoxvirus, a mesma do vírus da varíola, doença já erradicada entre os seres humanos.

A varíola dos macacos não se espalha facilmente entre as pessoas, mas pelo contato muito próximo e direto com um animal infectado. Apesar do nome, acredita-se que os roedores sejam o principal reservatório animal para os humanos, com outros indivíduos infectados por meio das secreções das lesões de pele e mucosas ou gotículas do sistema respiratório.

A transmissão pode ocorrer também pelo contato com objetos contaminados com fluidos das lesões do paciente infectado. Isso incluiria materiais como toalhas ou lençóis usados por alguém doente.

A varíola dos macacos tende a ser leve e, geralmente, os pacientes se recuperam em algumas semanas sem tratamento específico, apenas com repouso, muita hidratação oral, medicações para diminuir o prurido e controle de sintomas como febre ou dor.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Notícias Brasil

    Leia mais notícias de Notícias Brasil. Clique aqui!

    Últimas Notícias