Pouco mais de um mês após o Setembro Amarelo, quando se tentou chamar a atenção para a prevenção ao suicídio (que é um problema social e de saúde pública), uma atitude de duas técnicas de enfermagem em um pronto-socorro chocaram o Brasil.
Em vídeo, divulgado nas redes sociais, as duas funcionárias debocham de uma paciente que tentou suicídio. As imagens foram feitas no pronto-socorro de Rio Branco, no Acre, e foram divulgadas neste final de semana.
Na gravação, as enfermeiras afirmam que “a pessoa que se mata vai direto para o inferno”. “Minha irmã, eu tenho mais o que fazer, cuida de se matar logo”, dizem.
MINISTÉRIO PÚBLICO ESTÁ NO CASO
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) afirma que encaminhou ao delegado-geral de Polícia Civil do Estado, Josemar Moreira Portes, um ofício requisitando a instauração de inquérito policial para apurar a conduta das enfermeiras.
“A vítima estava no hospital em busca de tratamento, mas acabou sendo destratada com comentários hostis em relação aos seus problemas de saúde”, escreve o órgão, em nota.
“Considerando a gravidade da situação exposta, e o cometimento, em tese, dos crimes previstos nos artigos 122 e 132 do Código Penal, o MPAC pede apuração de eventual responsabilidade penal na atuação das servidoras dos leitos de saúde mental do Pronto Socorro de Rio Branco”, diz o comunicado.
Veja o vídeo do caso.
“Minha irmã eu tenho o que fazer, se mata logo”
— 𝗟𝘂𝗶𝘇, 𝗼 𝗔𝗹𝗯𝘂𝗾𝘂𝗲𝗿𝗾𝘂𝗲 💡 (@albuqueer7) November 21, 2021
Foi assim que uma paciente por tentativa de suicídio foi recebida no ps de Rio Branco. Essa cena me deu nojo. pic.twitter.com/smqT0jkmxF
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar