Após desenvolver uma rara reação à Covid-19, uma idosa de 86 anos teve três dedos amputados. A paciente testou positivo para o vírus após ir ao hospital na Itália durante a primeira onda da doença, em abril de 2020. As informações são do jornal Extra.

Segundo os médicos que atenderam a idosa, ela teve uma gangrena seca, também conhecida como necrose, no segundo, quarto e quinto dedos da mão direita. Ainda segundo a equipe médica, em março de 2020, a paciente relatou ter tido síndrome coronariana aguda, em que o sangue fornecido ao músculo cardíaco é repentinamente bloqueado.

Na época do primeiro diagnóstico, de coronariana aguda, a idosa recebeu uma prescrição de terapia antiplaquetária dupla para prevenir a coagulação do sangue. Porém, outros testes revelaram que a Covid-19 havia causado um bloqueio no fluxo de sangue para os seus dedos e ela havia sofrido necrose.

Segundo o relatório publicado na revista médica “European Journal of Vascular and Endovascular Surgery”, os dedos dela não puderam ser salvos e os médicos decidiram amputar para evitar complicações futuras.

No relatório, os médicos Giuseppe P. Martino e Giuseppina Bitti se referiram a isso como um caso de “dedos covidais” e uma “manifestação vascular severa”. Outros estudos sobre o novo coronavírus também apontam que a Covid-19 não é somente uma doença respiratória, mas se trata também de uma doença vascular.

Leia também:

• Covid-19: boletim deste sábado (13) traz 22 novos casos no Pará

• Aos 120 anos, paraense é vacinada contra a Covid-19

Foto: Reprodução

MAIS ACESSADAS