Promover o desenvolvimento econômico e social do Arquipélago do Marajó é a meta principal do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), que nesta terça-feira (03) participou da cerimônia simbólica de posse no município marajoara de Breves, ao lado da vice-governadora Hana Ghassan (MDB).

Na orla da sede municipal, onde foi realizada a sessão solene, Helder Barbalho disse que o Estado vai reforçar novas ações em diversas áreas nos 16 municípios marajoaras. A sessão começou com a chegada do governador à orla. Depois, ele passou em revista a tropa.

Veja também:

Helder Barbalho toma posse no Marajó

Helder toma posse como presidente Consórcio Amazônia Legal

“É um momento histórico para o Marajó. Poder estar aqui com muita honra, muito orgulho e muita gratidão. Tomar posse nesta região, deixando muito claro que o nosso governo buscará, a todo custo, diminuir as desigualdades, garantir que o Marajó tenha ações de políticas públicas, investimentos que melhorem a vida do povo marajoara”, afirmou.

“Hoje, é um dia de agradecer a Deus e reconhecer aquilo que fizemos. Reconhecemos que temos um desafio enorme, e que o Marajó certamente precisa e estará entre as prioridades da agenda do governo do Estado, para que com isso possamos dar aos nossos irmãos marajoaras melhorias de vida, presença de Estado, presença de serviços de qualidade, para que as pessoas possam ter um futuro melhor”, destacou o governador, que recebeu a faixa das mãos do mestre de carimbó Artêmio Pereira.

Antes, a faixa também passou pelas mãos da artesã Maíra Ribeiro e da estudante Raíssa Lobato, representando o povo marajoara. O momento da entrega da faixa foi ao som da música “Aleluia”, cantada pela adolescente Isabela Pantoja, 13 anos, convidada pelo próprio governador para participar da posse.

Muito aplaudido durante a cerimônia, Helder Barbalho agradeceu aos marajoaras que o ajudaram a se reeleger com 70,41% dos votos válidos – o maior percentual entre os 27 governadores -, e fez um balanço de seu primeiro mandato.

Ele destacou o equilíbrio das contas públicas e os investimentos em áreas prioritárias, como segurança, educação e saúde. O governador também adiantou a criação de um programa de complementação de renda para 218 mil famílias marajoaras atendidas pelo Programa Bolsa Família, do governo federal.

“Aqui, em Breves, nós vamos entregar o terminal hidroviário da cidade, mas também teremos todos os 16 terminais hidroviários reconstruídos para integrar a região do Marajó. Quero ressaltar também que, em Breves, já entregamos escolas, asfalto, investimos na saúde, e vamos continuar investindo cada vez mais para mudar a realidade e a vida das pessoas”, completou Helder Barbalho.

O ato simbólico realizado em Breves foi a quarta solenidade de posse de Helder Barbalho e Hana Ghassan. A cerimônia oficial ocorreu em Belém no domingo (1º), na sede da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). Na segunda-feira (02), o governador e a vice-governadora participaram de solenidade em Marabá, na região Sudeste, e Santarém, no Oeste. Hoje, Breves sediou a solenidade, que fortaleceu o compromisso do governo com a população marajoara.

Também participaram da sessão a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; o secretário Regional do Marajó, Jaime Barbosa; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior; o secretário de Estado de Segurança Pública, Ualame Machado; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Haiman Apolo; o prefeito de Breves, Xarão Leão; a deputada federal eleita Andréa Xarão; os deputados estaduais Fábio Freitas e Iran Lima, e demais prefeitos do Arquipélago do Marajó.

MAIS ACESSADAS