O Omoda 4, SUV compacto da marca chinesa, que anteriormente era conhecido como Omoda 3, será apresentado ao público brasileiro durante o Festival de Interlagos 2026, realizado entre os dias 27 e 30 de agosto, no autódromo de Interlagos, em São Paulo.
A presença do modelo no evento foi confirmada durante a apresentação da iCar, nova marca do grupo Chery que integra o plano de expansão da fabricante chinesa no Brasil.
CONTEÚDOS RELACIONADOS
- Os carros flex mais econômicos com etanol no Brasil: descubra as melhores opções
- Conheça 10 truques ocultos para deixar o seu carro mais econômico
- Chery confirma três novas marcas de luxo para o Brasil. Veja!
A expectativa é que o Omoda 4 comece a ser vendido no país até o fim de 2026 ou, no máximo, no início de 2027. O SUV ficará abaixo do Omoda 5 na linha da marca e deverá disputar espaço com modelos como Volkswagen Tera e Fiat Pulse, entre outros utilitários esportivos compactos.
Apesar de atuar em um segmento de entrada, o Omoda 4 apresenta dimensões generosas. O SUV mede 4,42 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,57 m de altura e possui entre-eixos de 2,70 m.
O comprimento é cerca de dois centímetros superior ao de um Jeep Compass, enquanto o entre-eixos é equivalente ao de um Toyota Corolla.
A distância livre do solo é de 19 centímetros. Na suspensão, o modelo utiliza sistema independente McPherson no eixo dianteiro e suspensão independente multilink na traseira. As rodas são de 18 polegadas, calçadas com pneus 215/55.
Interior tem tecnologia e equipamentos
Por dentro, o Omoda 4 aposta em tecnologia e equipamentos para se diferenciar dos concorrentes. O SUV conta com central multimídia de 13,2 polegadas, painel de instrumentos digital e bancos dianteiros com ajustes elétricos e ventilação.
O modelo também oferece teto solar panorâmico, seis airbags e um pacote de segurança com 18 sistemas de assistência ao motorista (ADAS).
Entre os equipamentos estão ainda carregador de celular por indução de 50 W com sistema de ventilação e conectividade sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Versões elétrica e híbrida
Em mercados internacionais, como a Indonésia, o Omoda 4 é oferecido com motorização totalmente elétrica. Nessa configuração, o SUV utiliza um motor dianteiro capaz de entregar 221 cv e 28 kgfm de torque.
Segundo os dados divulgados para o modelo, a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 7,1 segundos. A bateria tem capacidade de 67 kWh e a autonomia declarada chega a 553 quilômetros pelo ciclo utilizado no mercado chinês.
O Omoda 4 deverá ser vendido com motorização elétrica, híbrida HEV e também a combustão. Na configuração híbrida, o conjunto será semelhante ao utilizado pelo Omoda 5, combinando um motor 1.5 turbo a outro elétrico.
A potência combinada chega a 224 cv, enquanto o torque máximo é de 30 kgfm.
A fabricante também já confirmou que pretende introduzir motores flex no país posteriormente. Entre os planos está a utilização de um propulsor 1.0 turboflex.
Preço deve ficar abaixo dos R$ 150 mil
O Omoda 4 será posicionado abaixo do Omoda 5 dentro do catálogo brasileiro. Por isso, a expectativa é que o SUV tenha preço inicial inferior a R$ 150 mil, embora o valor oficial ainda não tenha sido divulgado.
A estratégia faz parte dos planos de crescimento da Omoda e Jaecoo no país. As marcas pretendem aumentar o volume de vendas de cerca de 5 mil veículos por mês para 10 mil unidades mensais ainda em 2026.
Para sustentar essa expansão, a rede de concessionárias também deverá crescer. A meta é passar das atuais 100 lojas para aproximadamente 150 unidades no Brasil.
SUV também terá funções para gamers
Entre as características mais curiosas do Omoda 4 está a proposta de transformá-lo em uma espécie de carro gamer.
A ideia é permitir que os ocupantes tenham acesso a jogos e a recursos de inteligência artificial integrados ao veículo.
De acordo com Alessandra de Souza, diretora de marketing da Omoda Jaecoo, a tecnologia será desenvolvida em parceria com a Apple e terá capacidade de interação com os ocupantes.
“É uma parceria com a Apple, não é como um ChatGPT ou um bot que você tem dentro do carro, como você tem nos carros hoje. Então, você vai poder perguntar e ele vai te responder. Ele vai literalmente responder você e vai aprender com você”, explicou a executiva.
Criada pelo grupo Chery para atuar no mercado internacional, a Omoda aposta no novo SUV para ampliar sua presença no Brasil. O primeiro contato do público com o modelo acontecerá em agosto, no Festival de Interlagos, antes do início das vendas no mercado nacional.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar