Atualizações de benefícios têm sido o principal alvo de criminosos que praticam golpes em nome do INSS. Segundo o analista do órgão, Mauro Guimbal, o golpe da vez seria a renovação da prova de vida on-line, praticado através de ligação com intuito de pedir dados e documentos para aposentados. Além desse, os criminosos ainda costumam praticar outras modalidades, como a atualização de dados cadastrais, o falso agendamento de perícia médica e golpe de supostos valores atrasados.
“Relatos que chegam indicam que um falso atendente liga para o idoso e pede para mandar os dados pessoais, mas esse não é um processo feito pelo INSS, que utiliza o aplicativo Meu INSS para que o beneficiário cumpra com as exigências”, explica Mauro sobre o golpe da prova de vida.
O analista do INSS alerta que o órgão não faz qualquer tipo de contato por WhatsApp, Telegram, e-mail ou ligação que o beneficiário tenha que informar dados, fotos de documentos, senhas ou clicar em links de sites. Em caso de atualização cadastral ou pendência, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), utiliza de duas formas de contato oficiais: a central de atendimento com o número 135, em que é realizado o agendamento para que o segurado apresente os documentos em agência, e o aplicativo “Meu INSS”, onde o beneficiário pode anexar a documentação exigida pelo órgão.
“Em alguns casos, quando o INSS precisa, é possível receber um SMS do número 28041 para dizer que tem alguma pendência, mas a pessoa deve ter um processo em andamento. Quando o INSS manda o SMS, esse texto é muito sucinto e diz, por exemplo, o seu pedido número ‘tal’ do INSS e para que a pessoa entre em contato pelo número 135 ou pelo aplicativo, onde ela vai ter que logar [acessar] para cumprir exigência e anexar o documento”, detalha o analista.
De acordo com Guimbal, os beneficiários da previdência social são mais visados pelos golpistas por conta do grau de vulnerabilidade social. Os criminosos, por sua vez, tentam ludibriar tanto o segurado quanto o próprio órgão. “De posse dos dados de qualquer pessoa, você abre um vasto caminho para os criminosos. Ele pode se fazer pelo cidadão ou solicitar pagamento e empréstimos que não é pela pessoa ou, até mesmo, receber no lugar da pessoa pelo INSS”, alerta. “Por serem idosos, viúvos, pessoas com deficiência, os criminosos se utilizam dessa vulnerabilidade que as pessoas têm. Por isso, pedimos aos familiares que acompanhem e fiquem alerta para que os aposentados não caiam nesses golpes e utilizem os canais de comunicação do INSS”, aconselha.
CONSIGNADO
Conforme dados do INSS, em 2018, foi publicada a Instrução Normativa nº 100/PRES/INSS, que instituiu novas regras de concessão de empréstimos consignados. A norma proíbe que que instituições financeiras ofereçam empréstimos por 180 dias depois da concessão do benefício, assim como, o marketing abusivo para a obtenção desse tipo de empréstimo. Ainda, a nova regra estabelece que a contratação do empréstimo consignado fica suspensa por 90 dias a partir do dia da concessão do benefício. Quanto ao valor a ser recebido, o segurado pode realizar o bloqueio e desbloqueio do benefício, através da Central de Atendimento 135 e aplicativo Meu INSS, a qualquer momento após 90 dias.
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