
A situação do Paysandu na Série B do Campeonato Brasileiro ficou ainda mais delicada após a derrota de virada por 2 a 1 para o Volta Redonda já nos acréscimos, em pleno Mangueirão, naúltima sexta-feira (5).
De acordo com cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube aparece com 90,2% de probabilidade de rebaixamento após a 25ª rodada.
Conteúdo Relacionado:
O Papão é o último colocado da tabela, com 21 pontos em 25 jogos, e atravessa uma sequência negativa de oito partidas sem vitória, incluindo cinco derrotas consecutivas.
Os números mostram que o Paysandu lidera a lista de risco de queda, seguido por Amazonas (76,8%), Volta Redonda (67,2%) e América-MG (57%), próximo adversário do Lobo.
A parte de cima do ranking de rebaixamento ainda inclui Botafogo-SP (38,5%), Athletic-MG (28,5%) e Ferroviária (17,1%). Já equipes como CRB, Operário-PR e Vila Nova aparecem em situação mais controlada, todas abaixo de 5%.
Na outra ponta, as chances de queda de Goiás e Coritiba são praticamente nulas, com 0,001% e 0%, respectivamente. A Chapecoense, que abre o G-4, aparece com apenas 0,013% de risco.
Outro paraense, o Remo está mais tranquilo, com 0,41% de probabilidade de rebaixamento, e pensa no acesso, mirando as últimas rodadas como decisivas para se aproximar do G-4.
VAI TENTAR REVERTER
A derrota para o Voltaço ocasionou a demissão do técnico Claudinei Oliveira e agora o Papão acerta o retorno de Márcio Fernandes, assim como fez em 2024, onde o treinador conseguiu salvar a equipe na luta contra o rebaixamento.
Entretanto, naquela ocasião, ele pegou o Papão na 13ª colocação. A coincidência é que ele foi anunciado no dia 9 de setembro na vez passada, exatos um ano hoje. Outra semelhança é que ele chega faltando 13 partidas.
Em 2024 foram 13 jogos no comando, com 7 vitórias, dois empates e quatro derrotas. Caso repita o desempenho, somaria 23 pontos e terminaria a competição com 44 somados.
Ainda segundo o Departamento de Matemática da UFMG, tal pontuação ainda terá um risco de 29.41% de rebaixamento. Caso chegue aos 45 pontos, a probabilidade de queda cai para 12,67%.

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar