De quatro em quatro anos, torcedores de todos os clubes, cores e regiões, esquecem suas paixões e se voltam para as cores da Seleção Brasileira durante os jogos da Copa do Mundo. E como não poderia ser diferente, com a divulgação dos grupos da nova edição do mais importante torneio de futebol entre países, a expetativa da chegada da competição cresce ainda mais.
O sorteio da Copa do Mundo de 2026, realizado nesta sexta-feira (5), colocou o Brasil no Grupo C da competição. Entre os adversários está a Escócia, seleção que os brasileiros já enfrentaram em outra edição de Mundial no mesmo grupo, relembrando capítulos distintos da história da Amarelinha. E mais: a Seleção Brasileira já disputou duas Copas integrando o Grupo C.
Conteúdo relacionado
- Argentina na semifinal? Veja o caminho do Brasil na busca pelo Hexa
- Veja as datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2026
- Veja os confrotos da fase de grupos da Copa do Mudo 2026
A primeira vez foi em 1990, quando o time comandado por Sebastião Lazaroni protagonizou uma campanha perfeita na fase de grupos, mas acabou eliminado pela Argentina nas oitavas de final. A derrota por 1 a 0, com gol de Caniggia após jogada de Maradona, ficou marcada pelo episódio da “água batizada”, que ainda hoje alimenta polêmicas sobre aquele confronto.
Doze anos depois, em 2002, o Brasil voltou ao Grupo C — e dessa vez com um desfecho glorioso. A equipe dirigida por Luiz Felipe Scolari conquistou o pentacampeonato com uma campanha impecável. Na final, vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha, no primeiro encontro entre as seleções em Copas. O título na Coreia do Sul e Japão segue sendo o último Mundial conquistado pelo Brasil. Caso o jejum se prolongue em 2026, será o maior da história da seleção mais vezes campeã do mundo.
Campanha do Brasil na Copa de 1990
Fase de Grupos (100% de aproveitamento):
- Brasil 2 x 1 Suécia
- Brasil 1 x 0 Costa Rica
- Brasil 1 x 0 Escócia
Oitavas de final:
- Brasil 0 x 1 Argentina – Gol de Caniggia, após assistência de Maradona, em jogo marcado pela controvérsia da “água batizada”.
Campanha do Brasil na Copa de 2002
Fase de Grupos (Grupo C):
- Brasil 2 x 1 Turquia – Gols de Ronaldo e Rivaldo
- Brasil 4 x 0 China – Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo
- Brasil 5 x 2 Costa Rica – Dois de Ronaldo, além de Edmílson, Rivaldo e Júnior
O Brasil terminou com 9 pontos, marcou 11 gols e sofreu apenas 3.
Mata-mata:
- Oitavas: Brasil 2 x 0 Bélgica (Rivaldo e Ronaldo)
- Quartas: Brasil 2 x 1 Inglaterra (Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho)
- Semifinal: Brasil 1 x 0 Turquia (Ronaldo)
- Final: Brasil 2 x 0 Alemanha (Ronaldo marcou os dois gols)
Destaques:
- Ronaldo Fenômeno foi artilheiro da Copa com 8 gols, coroando seu retorno após grave lesão.
- A equipe atuou no esquema 3-5-2, com laterais ofensivos e grande equilíbrio coletivo.
- O Brasil venceu todos os jogos, repetindo o feito de 1970.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar