A festa de comemoração da Argentina, após vencer a França nos pênaltis, teve desde familiares de jogadores, os próprios atletas e até mesmo o famoso chef Salt Bae, do bife de ouro de Doha. Todos tocaram a taça do Mundial. Mas quais são as regras da Fifa para segurar o troféu mais importante do futebol mundial?
De acordo com a entidade, vigoram as seguintes regras:
- O troféu original da Copa do Mundo só pode ser tocado e segurado por quem já foi campeão e por chefes de Estado.
- O troféu original permanece em posse da Fifa; não está claro se houve troca entre a original e réplica na festa. Os países que vencem a Copa do Mundo ganham apenas uma réplica.
LEIA TAMBÉM:
+ É maconha? Zagueiro da Argentina é flagrado em carreata
+ Messi pode cancelar aposentadoria e jogar a copa de 2026
+ Argentinos lotam ruas de Buenos Aires para receber jogadores
Na comemoração argentina, porém, ex-jogadores e famosos pegaram na taça, o que seria um claro desrespeito às regras da entidade.
No entanto, não se sabe ao certo se o objeto que os participantes da festa pegaram seja de fato o original.
Depois de Lionel Messi erguer a taça original da Copa do Mundo, a entidade máxima do futebol pode ter guardado a peça principal e disponibilizado a réplica.
Em 2002, por exemplo, jornalistas que estavam junto da seleção Brasileira no voo de volta ao Brasil também "tietaram" a taça. Em 1994, Parreira deixou os torcedores tocarem no objeto. Em todas as ocasiões citadas, a réplica deve ter sido usada.
E MAIS - VEJA TAMBÉM EM COPA DO MUNDO
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar