plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
OPINIÃO

Coluna do Gerson: Remo não ganhou o Re-Pa por desorganização

Diferente do que o treinador Gerson Gusmão falou, que faltou "malandragem" ao Leão, na verdade, faltou organização e melhor estruturação de um time que quer subir de divisão.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Coluna do Gerson: Remo não ganhou o Re-Pa por desorganização camera Clube do Remo não teve qualidade e organização o suficiente para vencer o jogo. | Samara Miranda/Ascom Remo

O técnico Gerson Gusmão, que estreou oficialmente no Re-Pa, deu uma entrevista interessante depois do jogo. Analisou bem os erros da equipe, projetou mudanças para as próximas partidas e mostrou ter compreendido a dimensão e a importância do clássico. Só cometeu um deslize: atribuiu à falta de malandragem o fato de a vitória ter escapado.

Não é justo com a malandragem, nem com o time do Remo. A vitória não veio porque a atuação foi confusa, errática e desorganizada na maior parte do tempo. Os gols nasceram de jogadas de bola lançadas a esmo na área. Não houve um sistema claro de estruturação da equipe em campo, nem no primeiro e muito menos no segundo tempo.

É bem verdade que o PSC também não foi lá muito superior. Ocorre que, como era o time mais sossegado pela posição na tabela, ficou acautelado e evitou se expor. Essa foi a estratégia desenhada por Márcio Fernandes. No fim das contas, foi o plano melhor executado porque quando ficou em desvantagem (por duas vezes) conseguiu ir buscar o empate.

Virou um aleijão essa explicação fácil sobre falta de malandragem quando um resultado é desperdiçado. Não havia lugar para ser mais esperto, havia necessidade de jogar direito, coisa que o Remo não fez. Teve lampejos de bom futebol, mas o coletivo foi sempre impreciso.

Diante de um adversário do mesmo porte, os defeitos tendem a se destacar. Foi o que ocorreu com o Remo. Bem marcado em todos os espaços, o time não tinha saída pelo meio e nem pelos lados. Os zagueiros ficavam dando chutões, como já ocorria nos tempos de Paulo Bonamigo.

+ LEIA MAIS EM ESPORTES AQUI!

Por conta dessa ausência de articulação, os atacantes tinham que sair da área o tempo todo. Vanilson (como já ocorre normalmente com Brenner) precisava vir até o meio-campo para tentar buscar a bola, o que enfraquece ainda mais a armação ofensiva do time.

Estranhamente, Gusmão não tocou no assunto mais inquietante para quem observa a caminhada do Remo na Série C: a insistência em não utilizar jogadores de criação, mesmo contando com dois deles no elenco, Anderson Paraíba e Albano. No final do clássico, Albano entrou, mas não é jogador para entrar na hora do abafa. Deveria estar em campo desde o início.

Ao invés de cobrar um time mais malandro, Gusmão terá que buscar soluções concretas para a ausência de vida inteligente na meia-cancha. Insistir com quatro jogadores que marcam mal (a honrosa exceção é Uchoa) e não criam é erro crasso, que ficou escancarado no Re-Pa.

Mídia alemã descobre e valoriza projeto do Amazônia

ATV alemã ARD esteve em Belém para acompanhar jogos do Amazônia Independente, atraída pela filosofia que o clube defende. Há no projeto do Amazônia a preocupação legítima de representar os povos da floresta, a partir das cores do uniforme. As informações sobre o clube foram obtidas pela emissora através das redes sociais.

Clube mais jovem da primeira divisão paraense, a agremiação santarena não conseguiu permanecer na elite, mas marcou sua participação com um elenco formado majoritariamente por jogadores nativos.

+ LEIA MAIS EM ESPORTES AQUI!

Além do futebol, o presidente do Amazônia, Walter Lima, desenvolve um trabalho junto às comunidades do rio Arapiuns. Foi lá que a segunda parte da reportagem foi filmada na semana passada, sem maiores alardes ou preocupação midiática. Bem ao estilo sério e engajado de Waltinho.

Fla resolve virar o refúgio dos veteranos da bola

Arturo Vidal foi um dos líderes da geração chilena que conquistou por duas vezes a Copa América e revelou vários bons jogadores – Vargas, Medel, Bravo, Isla, Mena, Aránguiz e Sanchez. Volante moderno, vigoroso e com energia para ir ao ataque, ganhou espaço no futebol europeu e defendeu grandes camisas. Antes de mergulhar num período de decadência física, decisivo para diminuir o brilho de seu futebol.

+ LEIA MAIS EM ESPORTES AQUI!

Pois agora, aos 35 anos, Vidal é anunciado como provável reforço do Flamengo. Vem se juntar a um naipe de jogadores rodados como ele: David Luiz, Diego Alves, Bruno Henrique, Everton Ribeiro e Filipe Luiz. É claro que o clube toma por referência o ano da graça de 2019, quando, sob o comando de Jorge Jesus, ganhou quase tudo com um time igualmente envelhecido. A dúvida é se o raio pode cair de novo no mesmo lugar.

Direto do blog campeão

“Ojogo de ontem, pela tradição e rivalidade que um RE-PA sempre carrega e por ser jogado na casa do Remo somente com torcedores deste, representaria o ponto de inflexão na campanha azulina em caso de vitória. E tudo ia bem, até com uma pitada de sorte, sempre necessária, quando o goleiro do Remo falhou de forma clamorosa. Não só pela perda de dois pontos, da forma como ocorreu, mas também pelo fato de ter sido em um jogo emblemático, crucial para as pretensões azulinas, a classificação ao G8 agora ficou complicadíssima”. Miguel Silva

“O Remo teria que mudar da água para o vinho para se classificar para a próxima fase. E quanto a Vinícius, muito obrigado pela história, que não pode ser apagada, no Clube do Remo, assim como muitos outros que já foram. Os homens passam e a instituição fica”. Antônio Valentim

+ LEIA MAIS EM ESPORTES AQUI!

“Este é o termo correto ‘confiança’, os jogadores não possuem confiança, mesmo os mais rodados, com isso o time joga como senão tivesse organização e nem criatividade demonstrando insegurança, tornando-se presa fácil para os adversários. Os jogadores parecem que sabem que vão falhar a qualquer momento, pior que este comportamento agora chegou ao goleiro. Espero que o técnico consiga reverter esta situação, não creio nesta possibilidade”. Bira Lacerda

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Gerson Nogueira

    Leia mais notícias de Gerson Nogueira. Clique aqui!

    Últimas Notícias