plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 28°
cotação atual R$


home
EXCLUSIVO!

FPF confirma formato de disputa do Campeonato Paraense de 2026

O torneio terá início no dia 24 de janeiro e se estenderá até 8 de março, totalizando 10 datas ao longo de pouco mais de um mês e meio.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia FPF confirma formato de disputa do Campeonato Paraense de 2026 camera Quem será que vai levar a Estrela do Norte para casa em 2026? | (Fernando Torres/CBF/Agência Brasil)

Foi oficialmente definido o formato de disputa do Campeonato Paraense de 2026, e as mudanças prometem movimentar o futebol local. Em entrevista à Rádio Clube do Pará, Del Filho, diretor de competições da Federação Paraense de Futebol (FPF), detalhou o novo modelo, que promete trazer mais emoção e equilíbrio à competição.

"Tivemos uma reunião a respeito do formato de disputa do Parazão de 2026, e em conjunto com as equipes, ficou definido que a competição será dividida em dois grupos de seis clubes, onde cada equipe terá três jogos como mandante e três jogos como visitante, com um grupo enfrentando o outro. Os oito melhores avançam a segunda fase e os dois piores são rebaixados", disse Del Filho.

Conteúdo relacionado

Estrutura e Datas

O torneio terá início no dia 24 de janeiro e se estenderá até 8 de março, totalizando 10 datas ao longo de pouco mais de um mês e meio. A competição contará com 12 clubes. Após a fase de grupos, 8 times avançam para as quartas de final, com a classificação sendo definida pela pontuação geral de todos os jogos disputados, sem divisões específicas entre grupos.

Fase Final

Nas fases finais, as quartas de final e semifinal terão jogos únicos, o que deve aumentar a tensão e imprevisibilidade dos confrontos. Já a decisão do título será em duas partidas, como tradicionalmente ocorre, permitindo que o campeão seja decidido com mais equilíbrio. Com a nova estrutura e calendário mais enxuto, o Campeonato Paraense de 2026 promete ser mais dinâmico e competitivo, com menos datas e maior intensidade, exigindo das equipes um alto nível de preparação para a disputa.

O modelo visa, ainda, dar mais visibilidade e organização ao torneio, algo essencial para o fortalecimento do futebol paraense, especialmente com a entrada dos clubes que têm investido mais em suas equipes. Com relação a Copa Grão-Pará - formato de disputa - ainda não houve detalhamento de como será realizada a competição, mas ao que tudo indica, tudo será definido na reunião do Congresso técnico do Parazão, que irá acontecer no final deste ano.

Clubes participantes

Na temporada de 2026, o Campeonato Paraense terá mais uma vez a participação de 12 equipes, no qual já estão definidos. Com as classificações de São Raimundo e Amazônia pela Série A2, a elite do futebol estadual está formada, reunindo clubes tradicionais e times que vêm se destacando nos últimos anos.

Além dos classificados da Segundinha, estarão presentes Remo, Paysandu, Bragantino, Castanhal, Tuna Luso, Águia de Marabá, Capitão Poço, Santa Rosa, Cametá e São Francisco. O torneio reúne representantes de diferentes regiões, como Santarém, Marabá, Bragança, Capitão Poço e da capital, Belém.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias