plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 32°
cotação atual R$


home
E AGORA?

Série D 2026: Bragantino e Castanhal disputam vaga extra

Presidente Cláudio Wagner defende que o Tubarão do Caeté é o dono da nova vaga com base no Parazão, mas Castanhal diz que CBF definiu que a escolha será pelo ranking nacional de clubes.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Série D 2026: Bragantino e Castanhal disputam vaga extra camera Quem vai ficar com a vaga? | Julison Melo / Ascom Castanhal

O Bragantino segue atento aos desdobramentos que envolvem a nova vaga do Pará na Série D do Campeonato Brasileiro de 2026. A CBF anunciou recentemente a ampliação da competição, o que garantiu ao estado uma terceira vaga para a próxima edição do torneio nacional.

A notícia foi recebida com entusiasmo, mas também com questionamentos. Isso porque ainda não havia uma definição clara sobre o critério que seria adotado para escolher o clube beneficiado. A indefinição abriu espaço para debate entre as equipes paraenses.

Conteúdo Relacionado:

Entre elas, o Bragantino defende que o caminho mais justo seria o desempenho técnico dentro de campo. Em entrevista ao jornalista Júnior Cunha, do Estado do Pará Online (EPOL), o presidente Cláudio Wagner ressaltou que, nesse cenário, o Tubarão do Caeté seria o dono da vaga.

"Vamos esperar a definição. No critério técnico (pelo Parazão), o Bragantino é o dono da vaga. Mas bora ver o que vai ser definido depois que sair as normativas da CBF", disse o dirigente.

No entanto, de acordo com informações exclusivas obtidas pela reportagem do DOL com o presidente do Castanhal, Helinho Júnior (eleito vice na FPF), a CBF decidiu que as vagas adicionais serão distribuídas com base no ranking nacional de clubes, e não pelo desempenho técnico no estadual.

"A CBF definiu que as vagas a mais será distribuída pelo ranking nacional de clubes. E nesse quesito a vaga é do Castahal estamos na posição 135* no ranking", comentou.

Com isso, o Castanhal, 135º colocado no ranking, seria o beneficiado direto. Logo depois aparecem Cametá (153º) e Paragominas (207º), enquanto Bragantino (216º) e Independente (217ª) figuram nas últimas posições entre os times paraenses listados.

É válido lembrar que a Tuna Luso Brasileira já está garantida na competição. A CBF definiu que as equipes que chegaram à 2ª fase do campeonato neste ano estariam automaticamente classificadas. Outro time paraense certo é o Águia de Marabá.

Apesar da indefinição da terceira vaga, o Bragantino já iniciou o planejamento para a próxima temporada. O presidente revelou que o elenco para 2026 está praticamente fechado e a pré-temporada deve começar entre os dias 10 e 20 de dezembro.

"O planejamento começou após o encerramento da temporada 2025. Estamos com o elenco fechado, aguardando o momento correto para divulgação. Devemos iniciar a pré-temporada entre 10 e 20 de dezembro deste ano", completou Cláudio Wagner.

O Tubarão do Caeté será comandado pelo técnico Mathaus Sodré, ex-Águia de Marabá, na disputa do Parazão 2026 e, possivelmente, das competições nacionais do próximo ano.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte Pará

    Leia mais notícias de Esporte Pará. Clique aqui!

    Últimas Notícias