
A definição dos rumos do Campeonato Paraense de 2026 pode acontecer na região Oeste do estado, e a cidade de Santarém surge como a principal candidata a sediar o evento. A Federação Paraense de Futebol (FPF) está avaliando algumas possibilidades de locais para realizar o Congresso Técnico, que reúne os 12 clubes participantes do torneio.
Na última quinta-feira, 7 de dezembro, o presidente da FPF e vice-presidente da CBF, Ricardo Gluck Paul, esteve em Santarém para alinhar detalhes sobre o local onde as equipes da cidade vão mandar seus jogos no próximo estadual. O Estádio Panterão será a casa de três times locais: São Raimundo, São Francisco e Amazônia.
CONTEÚDO RELACIONADO
Além disso, o estádio receberá um investimento da CBF para sua revitalização, melhorando ainda mais sua estrutura. O encontro também serviu para avaliar possíveis locais na cidade para sediar o Congresso Técnico, que inclui o sorteio dos grupos e a definição da tabela do Campeonato Paraense 2026. Inicialmente, a cidade de Soure, no Marajó, era cotada para receber o evento, que costuma acontecer entre novembro e dezembro.
No entanto, com a presença de três equipes de Santarém na competição do próximo ano, a cidade da região Oeste ganhou força nos últimos dias e deve ser anunciada como sede do Congresso Técnico. Essa mudança reforça o papel de Santarém como uma das principais cidades do futebol paraense. Desde 2023, a FPF vem adotando um novo formato para o Congresso Técnico, com um modelo mais imersivo.
OUTRAS EDIÇÕES JÁ FORAM REALIZADAS NO INTERIOR
Em 2023, o evento foi realizado em Salinas, e em 2024, aconteceu em um hotel fazenda na cidade de Tracuateua, próximo a Bragança. Para 2026, Belém continuará sendo a cidade com mais representantes na competição, com quatro equipes confirmadas: Remo, Paysandu, Tuna e Santa Rosa. Santarém vem logo atrás, com três times na disputa.
Outro ponto importante que deve ser discutido no Congresso Técnico é a redução do calendário dos campeonatos estaduais. A CBF planeja, a partir da próxima temporada, limitar as competições a até 12 datas, buscando “enxugar” o calendário do futebol nacional. Essa pauta será um dos temas centrais do encontro, conforme revelou Ricardo Gluck Paul.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar