O esporte mais popular dos Estados Unidos, o futebol americano, terá seu ponto máximo neste domingo (12). Por lá, acontece o Super Bowl LVII (57º), uma espécie de final da NFL, jogo que coloca frente a frente o campeão da conferência AFC (American Football Conference Championship Game) Kansas City Chiefs e NFC (National Football Conference Championship Game), Philadelphia Eagles. A disputa, que costuma parar o país e movimentar bilhões de dólares além de grande audiência, ocorrerá no State Farm Stadium, em Glendale, Arizona e terá transmissão em TV aberta no Brasil.
De acordo com dados publicados pela NFL, aproximadamente 208 milhões de pessoas assistiram ao Super Bowl LVI (2021). Naquela ocasião, o Los Angeles Rams venceu o Cincinnati Bengals por 23 a 20. As estatísticas foram obtidas pela liga em parceria com a Nielsen, empresa especializada na área.
JOGO HISTÓRICO
A partida de domingo será histórica, já que, pela primeira vez, dois quarterbaks negros protagonizarão um dos eventos esportivos mais assistidos do mundo: Jalen Hurts (Eagles) e Patrick Mahomes (Kansas). Hurts participa pela primeira vez da "final", já Mahomes é experiente, tendo disputado duas vezes, em 2020 e 2021, campeão em sua primeira participação, no Super Bowl LIV (54º). Um detalhe interessante, é que no Estado do Pará, assim como em outros estados do país, também existe um cenário de futebol americano.
NO PARÁ
As competições no estado são regidas por três organizações: FEPAFA (Federação Paraense de Futebol Americano), Pará Flag Football, que organiza campeonatos independentes e a BFA (Liga Brasileira de Futebol Americano), tanto nas modalidades masculina quanto feminina.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Rodrigo Pinheiro, assessor de imprensa do Lobo Vingador, fez uma breve descrição da história do esporte no Estado do Pará. O cenário começou a ser construído a mais de dez anos.
O futebol americano em Belém começou a ser jogado por um grupo de amigos, de maneira recreativa, que se reuniram em uma comunidade do Orkut para conversar sobre a NFL por volta de 2009. Gradualmente, o grupo foi crescendo, e em 2010, foi criado o Belém Titans, a primeira equipe de futebol americano da cidade.
Até o ano de 2013, o Titans era o único representante do Pará na modalidade e disputou alguns jogos contra times de outros estados, inclusive representando o Pará em uma competição nacional no ano de 2013. No mesmo ano, alguns jogadores da equipe saíram e criaram o Vingadores FA, que em 2023, completa 10 anos de fundação.
A partir disso, em 2014, foi criado o Pará Bowl, onde Belém Titans e Vingadores FA se enfrentavam para saber quem seria o campeão paraense. Foi assim até 2016, quando surgiram mais 3 equipes (Xingu FA, Outland Soldiers e Legião FA) fazendo dando um toque a mais na competição.
As equipes paraenses entraram no cenário nacional em 2018, quando foram convidadas para participar da extinta LNFA (Liga Nacional de Futebol Americano).
LEIA TAMBÉM:
+ Lobo Vingador conquista título regional do Futebol Americano
+ Jogador da NFL que sofreu parada cardíaca sai da entubação
+ Ex de Gisele Bündchen, Tom Brady anuncia aposentadoria
Participaram Belém Titans, Vingadores FA, Paysandu Lobos e Remo Lions. Foi a primeira vez que uma Divisão do Norte participou de um Nacional com mais de 2 equipes. O Vingadores FA venceu e seguiu avançando na competição, ganhando do vencedor da Divisão Centro-Oeste, garantindo a vaga na final da competição, que era equivalente à segunda divisão do esporte, no entanto, acabou perdendo para o Challengers, de São Paulo.
Em 2019, a Divisão Norte foi levada para a primeira divisão nacional, a Liga BFA, e está até hoje.
O maior campeão do estado é o Vingadores FA, com cinco Campeonatos Paraense e duas Conferências Norte (campeonatos nacionais). O Belém Titans conquistou apenas 1 Campeonato Paraense.
Atualmente, o futebol americano no estado é representado, em campeonatos nacionais, por apenas 2 equipes, Vingadores FA e Remo Lions. No geral, existem 3 times na ativa (Vingadores FA, Remo Lions e New Tigers FA).
EXPECTATIVA PARA KANSAS CITY CHIEFS X PHILADELPHIA EAGLES
Edgar Silva, que atua como CB/Safety (defensor externo) no North Indians Flag Football, falou sobre a expectativa para o jogo. Além de ter organizado uma "resenha" para acompanhar o Super Bowl, no estilo americano.
"Vou me reunir com uns companheiros de time para tomar uma, comer umas asinhas de frango fritas e assistir o jogo", disse.
O atleta já avisou que está torcendo para o Kansas City, confinado na excelente campanha da equipe durante a temporada, com destaque para o tight end (Travis Kelce), que tem formado bela dupla com o QB Patrick Mahomes. Kelce é um receptor de destaque na liga.
"Na minha opinião é o favorito, conta com um ataque maravilhoso, vem de 16 vitórias e 3 derrotas, e uma excelente conexão entre os recebedores e o QB, e eles têm um TE excepcional", completa.
Para Rodrigo Pinheiro, do Lobo Vingador, diferente de Edgar, a torcida vai para o Philadelphia Eagles, pela brilhante temporada. Mas, o profissional destacou que o jogo será duro.
"A expectativa é que seja um grande jogo, porque tanto Philadelphia Eagles quanto Kansa City Chief mereceram chegar no Super Bowl, principalmente os Eagles. Ambas equipes tiveram uma temporada regular excelente, com destaque pro Jalen Hurts, quarterback dos Eagles", projeta.
"O Chiefs teve um pequeno susto na final da conferência americana, mas Patrick Mahomes, mesmo machucado, mostrou que não é à toa que ele é um dos melhores jogadores atualmente da NFL. Mas neste Super Bowl, estou torcendo para o Philadelphia, porque eles merecem demais esse título, principalmente pela temporada", torce.
Rodrigo assistirá ao jogo, que ainda contará com a presença da cantora Rihanna fazendo o show no intervalado da partida, com um amigo. No entanto, ainda não decidiu o local.
"Eu ainda tô vendo algum local para ver aqui em Belém mesmo, junto com um amigo. Já se tornou uma “tradição” nossa assistir o Super Bowl juntos", finaliza.
O JOGO
Kansas City Chiefs e Philadelphia Eagles se enfrentam neste domingo (12), a partir das 20h30, no State Farm Stadium, em Glendale, Arizona.
E MAIS - VEJA TAMBÉM EM FUTEBOL NACIONAL
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar