
O jornalismo esportivo brasileiro perdeu nesta segunda-feira (29) uma de suas vozes mais emblemáticas. Em tempos de mudanças constantes no mundo da comunicação, algumas figuras atravessam gerações e se tornam referência pela forma como contam histórias, fazem companhia aos torcedores e ajudam a construir memórias coletivas. Paulo Soares, conhecido pelo público como "Amigão", foi uma dessas presenças inesquecíveis.
Aos 63 anos, o jornalista teve sua morte confirmada pelo colega de ESPN, Alex Tseng. A causa e a data exata do falecimento não foram informadas. Nas redes sociais, Tseng destacou a longa amizade e os momentos vividos ao lado do companheiro de profissão. "Descanse, Paulo. Você lutou bravamente. Ficam as lembranças, longas conversas, risadas… Gratidão por tudo nesses quase 40 anos de amizade", disse o narrador.
CONTEÚDO RELACIONADO
- Morre, aos 69 anos, o jornalista esportivo Antero Greco
- Antero Greco e Silvio Luiz juntos pelo futebol paraense
- Clubes repudiam ação judicial do Flamengo envolvendo a TV Globo
A notícia chega pouco mais de um ano após a despedida de Antero Greco - que morreu vítima de um tumor no cérebro -, com quem "Amigão" dividiu a bancada do SportsCenter e construiu uma das parcerias mais queridas do jornalismo esportivo. Juntos, marcaram época com irreverência, sintonia e o equilíbrio entre informação e bom humor.
Quer mais notícias de esportes? Acesse o canal do DOL no WhatsApp.
DA RÁDIO AO ESTRELATO NA TV
Nascido em São Paulo, Paulo Soares iniciou a carreira ainda adolescente, aos 15 anos, como narrador na Rádio Clube de Araras (SP). O talento precoce abriu portas em emissoras de grande peso, como Record, Gazeta, Bandeirantes e Globo. Nessas casas, viveu experiências marcantes em coberturas de Copas do Mundo, Olimpíadas e Copa América.
Em 1993, fez a transição para a televisão, estreando na TV Cultura. Pouco depois, foi contratado pela ESPN, emissora onde se consolidou como um dos nomes mais respeitados do país. Sempre carismático, Soares eternizou o bordão "Hello, my friend!”, que se tornou marca registrada de sua passagem pela TV esportiva. Teve ainda uma breve passagem pelo SBT.
PARCERIA COM ANTERO GRECO NA ESPN
Na ESPN, Paulo Soares comandou programas que entraram para a história, como Linha de Passe, Bola da Vez, Futebol no Mundo e Dueto. Também esteve à frente de transmissões que emocionaram o público, cobrindo 11 Copas do Mundo, nove Olimpíadas e duas Copas das Confederações. Seu estilo de narrar e conduzir conversas deixou uma marca que ultrapassa as quatro linhas do esporte.
O velório de Paulo Soares será realizado das 13h às 17h desta segunda-feira, no Funeral Home, localizado na Rua São Carlos do Pinhal, 376, em São Paulo.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar