plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
CONFUSÃO

Alonso perde 3º lugar, mas volta para o pódio horas depois

Toda essa confusão aconteceu devido uma punição de 5s, causada por um posicionamento incorreto no colchete de largada.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Alonso perde 3º lugar, mas volta para o pódio horas depois camera Fernando Alonso recuperou o pódio após uma petição feita pela Aston Martin. | Divulgação Aston Martin

Depois de conquistar o pódio do GP da Arábia Saudita neste domingo (19) Fernando Alonso, da Aston Martin, foi punido e perdeu a 3ª colocação. No entanto, após uma reavaliação, a sanção foi revertida e o espanhol voltou ao pódio novamente.

Toda essa confusão aconteceu devido uma punição de 5s, causada por um posicionamento incorreto no colchete de largada. Durante o cumprimento desta pena, um mecânico da equipe de Fernando Alonso encostou com um macaco na traseira do AMR23.

Esta atitude não é permitida pelo regulamento, que proíbe qualquer trabalho nos monopostos antes que uma pena seja totalmente cumprida. Com esta nova falha, o piloto então recebeu uma nova punição, desta vez de 10s na prova, o que fez ele perder o pódio da competição.

No entanto, horas depois, a decisão de punição foi revertida. A marca Aston Martin entrou com uma petição para revogar a decisão e apresentou diversos vídeos que mostravam outras equipes tocando em macacos em pelo menos sete carros durante a corrida. Nenhuma delas recebeu punição pela atitude. A equipe de Alonso também afirmou que não houve nenhum acordo que equiparasse a posição do macaco ao ato de "trabalho no carro".

A comissão da Fórmula 1 acatou a petição e anulou a punição a Fernando Alonso, fazendo o competidor retornar ao pódio com o 3º lugar da corrida.

Confira abaixo um trecho da decisão oficial dos comissários da FIA sobre o caso de Fernando Alonso:

"Tendo analisado as provas em vídeo apresentadas e tendo ouvido do representante da Aston Martin, e dos membros relevantes da FIA, os dirigentes determinaram que existiam novas provas significativas e relevantes para desencadear uma revisão da decisão. Ficou claro para nós que o substrato da decisão original, ou seja, a existência de um acordo (que definiria o toque do macaco no carro como um trabalho equivalente à troca de pneus) foi questionada pelas novas provas. Concluímos que não havia um acordo claro em que se pudesse confiar para determinar que as partes tinham concordado que um macaco tocando um carro equivaleria a trabalhar no carro, sem mais. Nessas circunstâncias, consideramos que nossa decisão original de impor uma punição ao carro 14 (Alonso) deve ser revertida, e assim o faremos".

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Esporte

    Leia mais notícias de Esporte. Clique aqui!

    Últimas Notícias