Um sopro de resistência ecoa da floresta. E vem acompanhado de acordes, poesia e atitude. O cantor paraense Rafael Prellúdio, que carrega nas veias a paixão pelo pop rock e a alma musical do Pará, está de volta com um projeto ousado, profundo e necessário: o single “Amazônia Vital”, que chega às plataformas digitais no dia 12 de novembro.
Em meio ao cenário aquecido pelas discussões ambientais e às vésperas da COP30, que será sediada em Belém, Prellúdio entrega um trabalho com cara de manifesto e coração de artista. Ao lado do compositor Paulo Filho, ele escreve e interpreta três faixas: “Amazônia Vital”, “Mundo Artificial” e “Será o Fim?”. Cada uma, uma provocação. Um espelho. Um alerta. “Essas canções nasceram da necessidade de falar. A Amazônia precisa ser ouvida. E eu quero ser uma dessas vozes, usando a música como canal”, desabafa Rafael.
A inspiração veio do cotidiano. Uma flor de plástico confundida com uma flor real deu origem a “Mundo Artificial”, uma crítica à superficialidade que domina o mundo atual. “Será o Fim?” aborda o drama do aquecimento global, com imagens fortes de geleiras derretendo e florestas em chamas. Já “Amazônia Vital”, que dá nome ao single, é um hino à floresta e à urgência de preservá-la.
CONTEÚDOS RELACIONADOS:
- Liah Soares celebra música na trilha sonora da novela "Três Graças"
- Vídeo: Amazônia tem momento histórico com Seu Jorge e Chris Martin no palco
Com influências que transitam entre rock, folk, MPB e reggae, Rafael constrói um som autêntico e regional, sem perder o apelo universal. As letras são diretas, mas poéticas. Os arranjos, simples, mas potentes. E o propósito, imenso. “Esse momento é um divisor de águas pra mim. É a hora de decidir que tipo de artista quero ser. E escolhi ser um artista que não se cala”, afirma.
Rafael Prellúdio iniciou sua carreira nos anos 2000, tocando em festas, trios elétricos e bares da grande Belém. Depois de um tempo afastado da cena, retornou à ativa em 2015 e, durante a pandemia, adaptou seu trabalho para o formato virtual, realizando mais de 40 lives musicais no canal “Pará Pai d’Égua”.
Quer saber mais de Música?Acesse o nosso canal no WhatsApp
Seu primeiro single, “Evolua”, lançado em 2022, já mostrava seu lado crítico e sensível. Agora, com “Amazônia Vital”, Rafael dá um passo adiante. O single é também o prelúdio de seu primeiro álbum autoral, intitulado “Renova”, que trará canções voltadas à sustentabilidade, às relações humanas e à reconstrução de um futuro possível.
Para quem escuta, a promessa é clara: canções que provocam, tocam e fazem pensar. Para Rafael, é mais do que música — é missão.
🎧 Acompanhe o lançamento de “Amazônia Vital” nas plataformas digitais a partir do dia 12 de novembro.
📱 Instagram: @rafaelprelludiooficial
YouTube: Rafael Prellúdio
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar