plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 24°
cotação atual R$


home
TEMPERO PARAENSE

Conheça o paraense que está no MasterChef Profissionais 2023

Bruno é natural de Ananindeua e sempre sonhou em participar do reality da RBATV/Band. Ele promete defender a cultura paraense no programa.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Conheça o paraense que está no MasterChef Profissionais 2023 camera O paraense diz que tem o açaí correndo nas veias | Divulgação

A estreia da nova temporada do MasterChef Profissionais 2023, que ocorreu na última terça-feira (19), teve um gosto especial para os paraenses, já que temos um representante do Pará no reality show da RBATV/Band. Trata-se de Bruno, de 29 anos, que é de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.

Bruno já mora em São Paulo há cinco anos, onde é chef de cozinha do restaurante De Segunda, na zona sul da capital paulista. Ele chegou a cursar faculdade de arquitetura, atuou como gerente de uma empresa de transportes. No entanto, o paraense percebeu que "só pensava em comida" e decidiu mudar de carreira.

Em entrevista ao Band.com.br, o participante falou sobre a trajetória e a vontade de vencer o MasterChef Profissionais. “Vi a oportunidade de me desafiar na cozinha, de mostrar quem sou, minha força, minha cultura. Sou paraense e amo meu estado, quero mostrar o que ele tem de melhor. Açaí e peixe correm no meu sangue”, declarou.

“Larguei tudo pela gastronomia”

Aos 20 anos, Bruno se apaixonou pela gastronomia, que mudou sua vida repentinamente. O paraense cresceu vendo sua mãe, avó e tias na cozinha, mas foi durante um problema de saúde que ele começou a explorar a culinária. “Eu comia muito mal. Quando eu cursava arquitetura, almocei em um restaurante, passei mal e percebi que deveria aprender a cozinhar”, lembra. O talent show, inclusive, motivou o “cozinheiro de primeira viagem” nesse novo momento. “Comecei a assistir ao MasterChef e me deu vontade de tentar. Se aquelas pessoas podem cozinhar, eu também posso, pensei”, completa.

E foi assim que Bruno começou uma nova carreira. “Quando vi, não conseguia pensar em arquitetura e no meu trabalho, só pensava em comida. Foi assim que ‘caiu a ficha’ de que eu queria ser cozinheiro. Larguei a arquitetura para migrar para o curso de gastronomia e larguei o cargo de gerente para migrar para um restaurante”, explica.

Migrei para a gastronomia aos 20 anos em uma mudança repentina, mas agradeço muito por isso porque, hoje, sou apaixonado. Não sei o que seria de mim sem a gastronomia.

Ele começou aos poucos: Bruno agarrou a oportunidade de trabalhar no restaurante de um hotel em Belém (PA) para crescer na cozinha. “Topei o desafio mirando o cargo de cozinheiro. Chegava muito cedo, fazia todas as minhas funções e corria para o lado dos cozinheiros, e eles reconheceram meu esforço. O chef começou a me treinar, a me ensinar… E assim começou a minha jornada”, diz. Já com a mão na massa, o participante do MasterChef Profissionais “pulou” de restaurante em restaurante na capital paraense para aprender o ofício e acumular experiências.

“Fui para São Paulo com uma mala e um isopor com açaí”

Uma oportunidade de emprego fez Bruno vivenciar uma aventura. Depois de enviar seu currículo para o restaurante Pipo, do chef de cozinha Felipe Bronze, o competidor recebeu uma ligação para uma entrevista no dia seguinte em São Paulo (SP)… E ele estava no Pará. O apaixonado por gastronomia não pensou duas vezes: “Larguei tudo e peguei um avião! Saí de Belém às 3h da manhã e cheguei às 6h em São Paulo com uma mala e um isopor com açaí para os parentes da capital”, relata. O melhor de tudo? Bruno conseguiu a vaga.

“Foi uma oportunidade muito boa, aprendi muito. Estava acostumado com a cozinha muito regional, foi um choque de cultura e técnicas. Comecei como auxiliar, subi para cozinheiro e, depois, para sous chef”, detalha.

Uma oportunidade levou a outra. Depois de trabalhar no Pipo, Bruno foi chamado para ser chef de cozinha no De Segunda, dos chefs Gabriel Coelho e Júlia Tricate. “A gente transforma comida ‘de segunda’ em comida chique. Essa ‘pegada’ me instiga muito na gastronomia, transformar algo que não é belo em belo. Sou fascinado por isso”, conta o participante.

“Quero ganhar o MasterChef pela minha mãe e minha avó”

O MasterChef Profissionais é mais uma aventura na carreira de Bruno. Ele se sente pronto para a competição e mira na vitória. “Sempre gostei do programa, não perco um episódio. Quando abriram as inscrições para essa temporada, me senti preparado”, afirma.

Competitividade, adrenalina, emoções… O chef quer tudo isso! “Vai ser bom para o meu conhecimento e para a minha vida. Quero sentir essa energia, saber o que é a competição, além de batalhar e aprender com os melhores cozinheiros. Essa já é a melhor loucura da minha vida”, garante. “Quero ganhar o MasterChef pela minha mãe e minha avó. Elas que sempre me incentivaram a buscar meus sonhos. Elas são a base da minha culinária, uma base de amor”, finaliza.

Boa sorte, Bruno!

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Fama

    Leia mais notícias de Fama. Clique aqui!

    Últimas Notícias