
O projeto cultural "Guardiões da Natureza" chega à sua etapa final nesta semana em Ananindeua, com o encerramento de uma turnê pelo estado do Pará que combinou manifestações artísticas, educação ambiental e valorização da cultura amazônica.
Entre os dias 27 e 29 de agosto, a cidade da região metropolitana de Belém recebe oficinas e apresentações gratuitas que marcam o fim da primeira edição desta iniciativa cultural. Durante o mês de agosto, o "Guardiões da Natureza" percorreu outros três municípios paraenses: Belém, Marabá e Parauapebas.
Leia também
- Mestre Damasceno: velório será realizado em Belém e no Marajó
- Helder Barbalho decreta luto oficial após morte de Mestre Damasceno
- Carimbó na Orla chega a Salvaterra com o Grupo Folclórico Paracauari
A programação diversificada conectou arte, educação e preservação ambiental e o projeto conseguiu reunir manifestações culturais tradicionais com ações educativas, em uma reflexão sobre a importância da conservação da Amazônia por meio da cultura popular.
Quer receber mais eventos culturais? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!
Grupos artísticos e atividades desenvolvidas
A programação cultural conta com a participação de renomados grupos regionais, incluindo Arraial do Pavulagem, Frutos do Pará, Cia Yaguara e Raízes Parauara.
Estes coletivos artísticos proporcionarão ao público uma imersão autêntica na riqueza cultural amazônica por meio de apresentações de dança, música e oficinas formativas.
Paralelamente às atividades artísticas, o projeto desenvolve um importante trabalho educativo com a distribuição de cartilhas pedagógicas em escolas públicas e espaços de educação não formal.
Este material didático foi especialmente desenvolvido para valorizar as memórias e experiências dos guardiões da arte, cultura e natureza da região amazônica.
Impacto social e educativo
"Acreditamos que o Guardiões da Natureza é uma oportunidade única para aproximar as comunidades das suas raízes culturais e ambientais, fortalecendo a identidade local e a consciência coletiva sobre a importância da preservação da Amazônia", explica a coordenadora de produção e gestão do projeto pela Graviola Produções, Marjory Rocha.
O diferencial da iniciativa está na democratização do acesso cultural, com todas as atividades ocorrendo gratuitamente em escolas e praças públicas.
Programação em Ananindeua
Para encerrar a circulação, Ananindeua receberá uma programação especial distribuída em três dias:
- 27 e 28 de agosto: Oficina de Chapéus com o artesão Guilherme Repilla será realizada na Usina da Paz Icuí–Guarajá, localizada na Estr. Icuí-Guajará. A atividade é gratuita, aberta ao público geral e oferece 20 vagas;
- 29 de agosto: O encerramento oficial ocorrerá no Teatro Municipal de Ananindeua (Parque Cultural Vila Maguary), na Av. Cláudio Sanders, 3360, Centro. A programação inclui apresentações dos grupos Arraial do Pavulagem e Frutos do Pará, além de uma Oficina de Carimbó conduzida pelos próprios artistas. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar