plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
LUTO NO CINEMA

Morre Robert Redford, ícone do cinema, aos 89 anos

Ator, diretor e ativista, Redford marcou gerações com sua elegância nas telas e seu compromisso com o cinema independente e causas sociais

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Morre Robert Redford, ícone do cinema, aos 89 anos camera Robert Redford, ícone do cinema, faleceu aos 89 anos. Conheça sua trajetória e legado na sétima arte. | Reprodução/X

O cinema perdeu um de seus maiores nomes. Em uma era marcada por astros de carisma inegável e talento multifacetado, poucos conseguiram deixar uma marca tão profunda e duradoura quanto Robert Redford. Ao longo de mais de seis décadas de carreira, ele se tornou sinônimo de elegância, sensibilidade artística e engajamento social — tanto em frente às câmeras quanto nos bastidores da indústria cinematográfica.

A morte de Redford foi confirmada por sua representante, Cindi Berger, da agência Rogers & Cowan PMK. Segundo o comunicado, o ator e cineasta morreu "nas montanhas de Utah — o lugar que ele amava, cercado por aqueles que amava. Sentiremos muita falta dele. A família pede privacidade."

CONTEÚDOS RELACIONADOS

Aos 89 anos, Redford deixa um legado inigualável. Estrela de clássicos como Butch Cassidy (1969), Golpe de Mestre (1973) e Todos os Homens do Presidente (1976), ele conquistou o público e a crítica com atuações marcadas por sutileza, intensidade e uma presença magnética. Seu talento logo ultrapassou a atuação: em 1980, venceu o Oscar de Melhor Diretor por Gente como a Gente, e em 2002, recebeu um Oscar honorário por sua contribuição à arte cinematográfica.

Além da atuação e direção, Redford foi visionário ao criar o Instituto Sundance, responsável pelo nascimento do Festival de Sundance, hoje um dos maiores palcos do cinema independente no mundo. Sua influência ajudou a lançar carreiras de cineastas que buscavam espaço fora do sistema tradicional de Hollywood.

Discreto e avesso aos holofotes da vida pessoal, Redford viveu grande parte dos últimos anos recluso em um rancho em Utah, onde também mantinha seu envolvimento com questões ambientais — uma causa que defendeu desde os anos 1970, embora rejeitasse o rótulo de “ativista”.

Quer receber mais notícias do cinema? Acesse o canal do DOL no WhatsApp!

Um adeus a um artista completo

A trajetória de Robert Redford também foi marcada por colaborações com grandes nomes da sétima arte, como Paul Newman, Jane Fonda, Meryl Streep, Dustin Hoffman e Barbra Streisand, consolidando-se como um dos rostos mais respeitados e admirados de Hollywood.

Em 2018, Redford anunciou oficialmente sua aposentadoria das telas. Seu último papel como protagonista foi em O Velho e a Arma, em que interpretou um assaltante carismático no fim da vida criminosa. Curiosamente, sua última aparição nas telas foi em Vingadores: Ultimato (2019), gravada antes de seu adeus oficial.

Robert Redford deixa a esposa, Sibylle Szaggars, e duas filhas de seu primeiro casamento com Lola Van Wagenen: Shauna Jean Redford e Amy Hart Redford. Em vida, enfrentou a perda de dois filhos: Scott Anthony Redford, que morreu ainda bebê em 1959, e David James Redford, falecido em 2020 vítima de câncer.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Cinema

    Leia mais notícias de Cinema. Clique aqui!

    Últimas Notícias