O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), publicou o Edital nº 02/2025, que regulamenta o Processo Seletivo Simplificado (PSS) nº 05/2025. O objetivo é contratar 17 servidores temporários, com oportunidades para candidatos de nível superior, médio e fundamental.
As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e estarão abertas entre 00h01min do dia 03 de dezembro e 23h59min do dia 04 de dezembro de 2025, exclusivamente pelo site do Sistema Integrado de Processo Seletivo Simplificado (SIPROS).
Conteúdo Relacionado
- Inscrições para o concurso da Caixa vão até a próxima segunda-feira (8)
- Sefa inscreve até quarta-feira (3) para PSS com salários de até R$ 8,4 mil
A seletiva oferece vagas em áreas diversas, como administração, geologia, engenharia e informática, com destaque para o compromisso do Governo do Pará com a inclusão, garantindo vagas para pessoas com deficiência.
Diversidade de vagas e áreas de atuação
As vagas são para cargos de motorista, assistente administrativo, técnicos em gestão de desenvolvimento sustentável (nas áreas de geofísica, engenharia de produção, ciências econômicas, geologia, engenharia de minas), além de técnicos em gestão pública e informática.
Confira as vagas disponíveis:
- Motorista – 01 vaga
- Assistente Administrativo – 05 vagas
- Técnico em Gestão de Desenvolvimento Sustentável – Geofísica – 01 vaga
- Técnico em Gestão de Desenvolvimento Sustentável – Engenharia de Produção – 02 vagas
- Técnico em Gestão de Desenvolvimento Sustentável – Ciências Econômicas – 01 vaga
- Técnico em Gestão de Desenvolvimento Sustentável – Geologia – 02 vagas
- Técnico em Gestão de Desenvolvimento Sustentável – Engenharia de Minas – 01 vaga
- Técnico em Gestão Pública – Ciências Contábeis – 01 vaga
- Técnico em Gestão Pública – Administração – 02 vagas
- Técnico em Gestão de Informática – 01 vaga
Com contratos administrativos com duração inicial de 12 meses, esses profissionais atuarão em jornada de 30 horas semanais, com carga de trabalho de 6 horas diárias.
Processo seletivo: etapas e requisitos
- Inscrição (habilitatória)
- Análise documental e curricular (eliminatória e classificatória)
- Entrevista pessoal (eliminatória e classificatória)
Os candidatos com deficiência terão garantido o direito de participação, conforme as leis federais e estaduais, e 5% das vagas serão reservadas para esses candidatos, conforme Decreto Estadual nº 1.741/2017.
Além disso, para ser contratado, o candidato deverá entregar a documentação completa conforme descrito no edital. Caso o candidato não compareça na data estabelecida, será excluído da seleção, salvo em casos de justificativa legal.
Compromisso com a inclusão e oportunidades de trabalho
Este processo seletivo reforça o compromisso da Sedeme com a inclusão e com a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. Ao oferecer vagas para diversos níveis de escolaridade e garantir a participação de pessoas com deficiência, o Governo do Pará amplia as possibilidades de acesso à administração pública, proporcionando mais oportunidades para a população.
Os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrição e se garantir de que a documentação seja enviada corretamente, com tamanho máximo de 1MB e em formatos específicos (JPEG, PNG, JPG ou PDF).
Quer saber mais de concurso? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Mais informações estão disponíveis no site do SIPROS, assim como acesso para o edital completo sobre o certame.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar