plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
COLUNA REPÓRTER DIÁRIO

O que a COP30 revelará sobre o descaso histórico? Confira!

Explore a dinâmica entre Belém e São Paulo em relação à COP30, incluindo análises de desenvolvimento social, operações policiais e inovações tecnológicas. Leia na coluna Repórter Diário!

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia O que a COP30 revelará sobre o descaso histórico? Confira! camera Coordenação de Relações Internacionais da Prefeitura avalia que nenhuma cidade na Amazônia é melhor que Belém para sediar a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas, em 2025 | Arquivo: Comus

PRECONCEITO

A insatisfação da mídia paulista com a escolha de Belém para sediar a COP30 só confirma o velho preconceito. A pesquisa compara índices de progresso social entre São Paulo e o Pará sem mencionar que, somente nos últimos 10 anos, o cenário começou a mudar, com investimentos mais expressivos. A partir da definição de Belém para a COP30, aumentou o quantitativo de obras, fruto da política do governo Lula, que prioriza os Estados nortistas como forma de compensar as décadas de esquecimento e abandono, como o próprio presidente ressalta.

SÃO PAULO VS BELÉM

A campanha sistemática da mídia do Sul/Sudeste contra Belém, em função da COP30, ganhou novo capítulo ontem. O Ranking de Qualidade de Vida destacou as diferenças entre São Paulo e o Pará, bem às vésperas da Conferência do Clima. Curiosamente, em nenhum momento o estudo aprofunda a análise sobre o pouco caso com que a Amazônia foi tratada ao longo de décadas. Aliás, por isso mesmo, a COP30 será o fórum adequado para expor essa realidade histórica, muitas vezes ignorada pelos Estados mais ricos do país, que, como sempre, defendem ferozmente seus privilégios.

GUARDIÃO

A Polícia Civil do Pará vai divulgar hoje (4) o balanço da operação “Guardião Digital”, deflagrada nos dias 2, 3 e 4 de julho, em 12 municípios e na Região Metropolitana de São Paulo. Coordenada pela Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos do Pará, com apoio da Polícia paulista, a operação investigou crimes cometidos no espaço cibernético – falsos leilões de veículos, golpe de vendas, pix, invasões de contas de redes sociais, invasões e clonagens de WhatsApp, crimes contra vulneráveis, discursos extremistas e cyberbullying, entre outros.

INOVAÇÃO

Aconteceu nesta semana o Demo Day do Sinergia Investimentos. O evento marcou o fechamento do processo de aceleração das startups paraenses Aeroriver, AmaSKN, Amazonique, DCO Sustentável, Hylaea, Mazô Maná, Mombora e Restauragro. A agenda, que aconteceu no Cubo Itaú, em São Paulo, foi organizada pela Fundação CERTI, Darwin Startups, Amazônia B e CVentures, em parceria com o Fundo Vale, e contou com a presença de Gustavo Luz, diretor executivo do fundo, além de reunir diversas organizações do ecossistema de impacto.

INADIMPLÊNCIA

Após dois meses de alta, o principal indicador de inadimplência do Brasil volta a registrar nova queda. Segundo o Mapa da Inadimplência e Negociação de Dívidas da Serasa, o mês de maio apresenta 72,5 milhões de brasileiros inadimplentes, uma redução de 1,20% em relação a abril. A queda em maio representa menos 884 mil nomes no cadastro de negativação. O volume total de dívidas dos brasileiros também caiu. Comparado aos indicadores de abril, o mês de maio registrou uma queda de 1,3 milhão de débitos.

ECOSSISTEMAS

A Rede Restaurabio da Embrapa é a primeira entrega do GT de Restauração de Ecossistemas, que identifica e mapeia os 150 especialistas que atuam no tema, nos centros de pesquisa da Embrapa. Foi criada com o propósito de desenvolver diversos modelos de restauração de ecossistemas (produtivos e ecológicos) para influenciar políticas públicas e sistemas de financiamento, identificar as lacunas tecnológicas e de conhecimento nas diferentes áreas da restauração de ecossistemas. Mais de 80 especialistas participaram do workshop on-line que marcou a criação oficial do grupo.

LINHA DIRETA

A Conab participa da 11ª edição da Caravana Federativa do Pará entre hoje (4) e amanhã (5) no Hangar. Durante a abertura, a Companhia assinará um protocolo de intenções com a Cresol, cooperativa de crédito de incentivo à agricultura familiar.

Na ocasião, servidores da Superintendência Regional da Conab no Pará vão garantir o atendimento ao público no espaço disponibilizado pela organização do evento. Ali estarão à disposição do público informações sobre os programas da estatal, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Em extensa agenda pelo sul e sudeste do Pará nesta quinta-feira, 4, o governador Helder Barbalho fará a entrega de kits de ajuda humanitária a cerca de 400 famílias de Pacajá vítimas de enchentes e estiagens que assolam diferentes partes do município.

Levantamento da Serasa Experian divulgado ontem, 3, indica que, no ranking nacional do Indicador de Recuperação de Crédito das Empresas, 47,4% das empresas no Pará pagaram ou renegociaram débitos negativados em fevereiro deste ano em até 60 dias após o mês de referência.

Com novas altas de preços, os paraenses encerraram o primeiro semestre deste ano pagando bem mais caro pelas hortaliças, verduras e legumes nas feiras e supermercados de Belém, informa o Dieese/PA.

De acordo com o balanço comparativo de preços entre janeiro e junho, os maiores reajustes de preços atingiram a beterraba (kg), com alta acumulada de 101,18%, seguida pela cenoura (kg), com alta de 99,69%. A abóbora (kg) vem logo abaixo com alta de 69,83%. Os aumentos alcançaram ainda a batata (66,23%) e o pimentão verde (58,88%).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Repórter Diário

    Leia mais notícias de Repórter Diário. Clique aqui!

    Últimas Notícias