plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 31°
cotação atual R$


home
CHECK-UP

Início de ano destaca importância da revisão no carro

Segundo o Instituto Scaringella Trânsito, a má conservação dos veículos é responsável por 30% dos acidentes nas estradas

Imagem ilustrativa da notícia Início de ano destaca importância da revisão no carro camera ( Divulgação

Freios, pneus, bateria e escape são essenciais para o bom funcionamento do automóvel. Pra evitar prejuízos e acidentes, é de extrema importância que ele seja seguro. Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, milhares de motoristas são multados todo ano por conduzir modelos em mau estado de conservação. Mas o problema pode ser maior. Pesquisa do Instituto Scaringella Trânsito diz que falhas relacionadas à manutenção de pneus, freios, amortecedores, luzes, níveis de óleo e de água e até do cinto de segurança causam 30% dos acidentes nas estradas.

O check-up, feito no prazo correto, evita danos ao carro e possíveis acidentes. A manutenção preventiva ajuda na revenda, já que veículos bem cuidados estética e mecanicamente atraem compradores com mais facilidade. A revisão diagnostica a saúde do automóvel, observando a conservação e o funcionamento dos componentes e sistemas mecânicos e elétricos. Existindo falhas que possam se agravar, a oficina fará a troca preventiva das peças. É melhor investir em revisões programadas que se deparar com gastos maiores numa manutenção corretiva.

O ideal é uma revisão a cada 12 meses ou 10 mil km, mas esse prazo cai pra metade em carros com uso mais severo, que rodam em trânsito lento. Saiba quais são os itens não podem ficar de fora do check-up:

ESCAPE – Um escapamento defeituoso pode significar baixa eficiência de combustível, potência reduzida e ventilação inadequada dos gases tóxicos que o motor produz.

DIREÇÃO E SUSPENSÃO – Peças de direção soltas, amortecedores ou molas danificadas, montagens ou buchas quebradas ou gastas, e o veículo balançando ou saltando, podem indicar problemas.

PNEUS – Para evitar um pneu furado, é necessário evitar desalinhamento, que reduz a vida útil e a eficiência da economia de combustível.

FREIOS – Os freios podem superaquecer, caso não tenha sido reparado há algum tempo. É imprescindível certificar que o sistema esteja em ótimo estado.

OUTROS – É preciso atentar a outros mecanismos que podem causar falhas. Na hora da revisão, verificar níveis de fluido (como óleo do motor), velas de ignição, carga da bateria, ar-condicionado, faróis, limpador de parabrisa e filtros de óleo, combustível e ar.

VEJA MAIS NO SITE DO AUTO DESTAQUE.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Auto destaque por Victor Pinto

Leia mais notícias de Auto destaque por Victor Pinto. Clique aqui!

Últimas Notícias