
Em meio a tantas substâncias químicas utilizadas para aliviar inflamações, uma planta brasileira chama atenção por sua eficácia e por poder ser cultivada em casa: a Cordia verbenacea, popularmente conhecida como “erva-baleeira”.
A planta possui propriedades reconhecidas e vem sendo utilizada para o preparo de pomadas e extratos para dores musculares e articulares.

VEJA TAMBÉM
- Conheça a mistura de água e leite para deixar suas plantas mais verdes
- Lavar o frango antes de cozinhar pode matar; veja o porquê
- Veja 4 dicas práticas de como carregar o celular mais rápido
Para cultivá-la, o processo é simples: ela se adapta bem a vasos ou canteiros com solo bem drenado, recebe sol moderado a pleno e regas regulares. Com manutenção leve de adubação e poda, torna-se um recurso acessível aos que buscam alternativas naturais. Em termos de uso, as folhas ou partes da planta podem ser empregadas em infusões ou como compressas, sempre com recomendação de profissional de saúde, pois o “natural” não significa isento de risco ou interação medicamentosa.
Quer mais notícias de Curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp
Vale destacar que, embora alternativas naturais como essa sejam promissoras, elas não substituem tratamentos para condições graves ou uso prescrito de medicamentos. Devem ser vistas como complemento, dentro de um plano geral de saúde que contemple diagnóstico médico, estilo de vida saudável e cuidados supervisionados. Ao cultivar e utilizar plantas como a erva-baleeira com responsabilidade, abre-se um campo de cuidado mais próximo da natureza e potencialmente eficaz.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar