plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
TEM QUEM PRECISE

Sanitários anti-entupimento: como funcionam e quais benefícios?

Tecnologia reduz obstruções, economiza água e facilita manutenção em residências e comércios

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Sanitários anti-entupimento: como funcionam e quais benefícios? camera Estes sistemas combinam jatos direcionados de água, superfícies internas lisas e geometria otimizada da bacia para remover resíduos de maneira eficiente. | Reprodução/Freepik

O entupimento de vasos sanitários é uma das principais causas de manutenção em residências e estabelecimentos comerciais no Brasil. Os vasos sanitários com sistema anti-entupimento utilizam design da bacia e tecnologias de descarga que previnem bloqueios.

Estes sistemas combinam jatos direcionados de água, superfícies internas lisas e geometria otimizada da bacia para remover resíduos de maneira eficiente. O mecanismo de descarga com jato adicional cria turbulência para deslocar materiais e reduzir obstruções.

O duplo acionamento permite escolher entre 3 litros para resíduos líquidos e 6 litros para resíduos sólidos. O sistema concentra o fluxo de água em pontos críticos, evitando zonas mortas que acumulam detritos.

O sistema anti-entupimento atua sobre três causas principais de bloqueio: descarte inadequado de papel higiênico e lenços umedecidos, falhas na pressão e volume da descarga, e acúmulo de resíduos nas válvulas. Sensores detectam materiais não solúveis e ativam ciclos de descarga prolongados.

Conteúdo Relacionado:

Modelos com caixa acoplada permitem ajuste de pressão e acesso direto aos componentes internos, enquanto válvulas de descarga dupla reduzem o consumo de água em até 50%. A escolha do material, como porcelana lisa, também influencia na eficiência do sistema.

A instalação correta depende do tipo de saída de esgoto, dimensões do banheiro e altura do vaso. Medidas adequadas garantem conforto e funcionalidade, evitando problemas estruturais e facilitando a manutenção.

Manutenção preventiva envolve limpeza semanal do vaso, verificação mensal do sistema de descarga, inspeção trimestral de componentes internos e manutenção profissional anual. Descartes inadequados de absorventes, lenços umedecidos e restos de comida devem ser evitados.

O uso consciente de papel higiênico e produtos descartáveis, aliado à manutenção periódica, aumenta a eficiência do vaso sanitário e reduz o risco de entupimentos. Ralos com telas também ajudam a interceptar cabelos e resíduos sólidos.

Quer mais notícias de curiosidades? acesse o nosso canal no WhatsApp

O investimento em vasos sanitários anti-entupimento pode gerar economia de água de até 30%, reduzir custos com produtos químicos e serviços de desentupimento e valorizar imóveis. Sistemas modernos mantêm desempenho por décadas, com menor necessidade de manutenção preventiva.

Além dos benefícios financeiros, os vasos sanitários anti-entupimento oferecem maior controle sobre a descarga, higiene facilitada e segurança no uso diário.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias