
Uma inspeção técnica realizada no fim de julho em São Luiz Gonzaga, no noroeste do Rio Grande do Sul, resultou na descoberta de uma Yapepo, panela de origem guarani usada no preparo de alimentos. O artefato foi encontrado no centro da cidade, próximo à Praça Matriz, área onde há vestígios de antigas casas indígenas.
A peça foi localizada durante vistoria exigida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para liberação de uma obra. De acordo com a arqueóloga do município e coordenadora do Museu Arqueológico de São Luiz Gonzaga, Raquel Rech, a cerâmica pode ter até 2 mil anos, anterior ao período das reduções jesuíticas.
Conteúdo relacionado:
- Múmia de mil anos é encontrada durante escavação no Peru
- Vestígios de canibalismo de 5.600 anos são achados na Espanha
- Sabia que o petróleo não vem dos dinossauros? Entenda sua origem!
Segundo a especialista, o objeto apresenta decoração ondulada na parte externa, padrão característico de cerâmicas da região amazônica. Estudos indicam que grupos guaranis migraram da Amazônia para o Sul há cerca de dois milênios, o que reforça a hipótese de que a panela seja desse período.
Quer mais notícias de curiosidades? Acesse o nosso canal no WhatsApp
A arqueóloga explica que, antes do contato com missionários jesuítas, as cerâmicas eram confeccionadas manualmente por mulheres indígenas, com detalhes feitos à unha ou utilizando palhas de milho. Após a chegada dos jesuítas, os homens também passaram a produzir peças, geralmente torneadas, o que modificou o estilo local.
Pesquisadores já estão em contato com a equipe do museu para realizar a análise e definir a idade precisa do artefato. Após o processo de curadoria, a peça será incorporada ao acervo e fará parte da programação comemorativa dos 400 anos das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul, prevista para maio de 2026.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar