
O universo contempla ainda muitos mistérios a serem desvendados pelo homem. Alguns deles, já foram revelados pela ciência e outros ainda em vias de descobrir.
De acordo com o periódico The Sun, na NASA identificou um planeta que está enviando sinais enigmáticos. Denominado TOI-1846-b, o exoplaneta conhecido como uma "Super Terra", está localizado a 154 anos-luz da Terra, na constelação de Lyra, e tem causado curiosidade entre pesquisados após emitir uma luz intermitente captada por satélites.
O sinal foi registrado em março deste ano pelo satélite TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite), da NASA. A partir daí, a comunidade científica vem buscando entender o que estaria por trás desse vestígio.
Esse planeta é cerca de duas vezes mais massivo que a Terra, com um lado coberto por vastos oceanos e outro permanentemente voltado para sua estrela, com temperaturas que chegam a 295°C.
Quer mais notícias sobre Curiosidades? Acesse nosso canal no WhatsApp
Pesquisadores supõem que o TOI-1846-b possua uma atmosfera fina, uma espessa camada de gelo subterrâneo e superfície com água líquida.
Apesar de as condições extremas dificultarem a existência de vida tal como a conhecemos, os cientistas acreditam que haja outros planetas no mesmo sistema solar que sejam habitáveis.
Para estudar o potencial de vida na região, especialistas usarão técnicas como velocidade radial e monitoramento de trânsito, já aplicadas em mais de 630 exoplanetas.
Até junho de 2025, a NASA confirmou 5.926 exoplanetas em 4.419 sistemas planetários — um avanço notável desde as primeiras descobertas na década de 1990.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar