
Até onde se sabe, o Sistema Solar é formado apenas por oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Contudo, a existência de um nono planeta tem despertado a curiosidade de pesquisadores há anos.
Recentemente um estudo liderado por cientistas brasileiros reforçou a hipótese de que possa realmente haver um nono planeta escondido no sistema. Segundo o artigo publicado na revista científica Icarus, eles teriam construído um modelo da evolução do Sistema Solar em busca de encontrar evidências da influência gravitacional do planeta hipotético sobre regiões que funcionam como reservatório de cometas e na órbita desses cometas.
“O estudo foi direcionado a encontrar evidências desse planeta a partir da origem e evolução dos cometas”, diz Rafael Ribeiro de Sousa, autor principal do estudo e pesquisador da Universidade Estadual.
Conteúdos relacionados:
- Réplica do Titanic em 3D revela causas do naufrágio de 1912
- Jarros revelam como vinho era guardado há 1.500 anos
- Descoberta na Turquia pode revelar calendário solar ancestral
A pesquisa foi desenvolvida em parceria com cientistas dos Estados Unidos e da França. Nela, os pesquisadores focaram em asteroides em vez de objetos trans-netunianos, que são usados normalmente mas são mais distantes e difíceis de observar.
Na simulação da evolução Sistema Solar, os cientistas incluíram a presença de um nono planeta para analisar como o sistema iria evoluir com a existência do ‘novo’ astro ao longo de 4,5 bilhões de anos. Os resultados obtidos acabaram mostrando algo parecido com a situação atual, inclusive, o hipotético planeta teria levado à formação das regiões do Cinturão de Kuiper e da Nuvem de Oort, duas principais fontes de cometas.
Além disso, os pesquisadores também compararam o modelo desenvolvido com a trajetória de alguns cometas que são documentados. Como resposta da comparação, descobriram que a influência de um nono planeta consegue produzir a órbita dos cometas observados.
Os resultados da pesquisa reforçaram a hipótese de que haja um nono planeta escondido no Sistema Solar. Com isso, novos modelos e estudos seguem sendo desenvolvidos para que essa dúvida seja respondida de fato.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar