plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
MUTAÇÃO GENÉTICA

Gato laranja: mistério genético explica a cor nos felinos

A origem da cor laranja nos gatos era um enigma sem resposta até agora. Duas pesquisas revelaram a razão genética dessa coloração. Entenda.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Gato laranja: mistério genético explica a cor nos felinos camera A descoberta foi validada por amostras genéticas de 188 gatos | Reprodução

Pesquisadores finalmente conseguiram identificar o gene responsável pela pelagem laranja de alguns gatos, como os calicos, tortoiseshells e os conhecidos "gingers", o que resolve um enigma genético que intrigava cientistas há mais de 60 anos.

Dois estudos diferentes descobriram que a mutação está relacionada ao gene Arhgap36, localizado no cromossomo X, e revelaram uma nova via molecular que regula a produção de pigmentos nos pelos desses animais.

Segundo as pesquisas publicadas na bioRxiv, o gene Arhgap36 apresenta uma mutação que não altera sua proteína, mas influencia a quantidade de RNA produzida pelas células responsáveis pela coloração da pele, os melanócitos.

Veja também:

A descoberta foi validada por amostras genéticas de 188 gatos em um dos estudos, enquanto o outro encontrou o mesmo padrão em 258 genomas de felinos ao redor do mundo.

A mutação se manifesta exclusivamente em gatos com pelagem laranja, calicos e tortoiseshells, e está associada à inativação aleatória de um dos cromossomos X nas fêmeas. Esse fenômeno, conhecido como inativação do X, resulta na coloração em mosaico das gatas calico, enquanto os machos, por possuírem apenas um cromossomo X, apresentam uma única tonalidade.

A inativação do X, resulta na coloração em mosaico das gatas calico
📷 A inativação do X, resulta na coloração em mosaico das gatas calico |Reprodução
Gatos machos por possuírem apenas um cromossomo X, apresentam uma única tonalidade
📷 Gatos machos por possuírem apenas um cromossomo X, apresentam uma única tonalidade |Reprodução

Os especialistas também desvendaram que a mutação ativa uma via molecular que faz os melanócitos produzirem pigmento vermelho-claro, independentemente da atividade do gene Mc1r, conhecido por regular a coloração em outros mamíferos.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Curiosidades

    Leia mais notícias de Curiosidades. Clique aqui!

    Últimas Notícias